Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Lufthansa está dando passagens aéreas grátis em aniversário de 63 anos #boato

Lufthansa está dando passagens aéreas grátis em aniversário de 63 anos #boato

Boato – A companhia aérea Lufthansa está dando duas passagens aéreas em comemoração ao seu aniversário de 63 anos. É só entrar em site promocional.

O carnaval é um feriado nacional e quase todo mundo está de folga. Isso não pode ser dito das tentativas de golpes na internet. E hoje vamos falar de mais uma delas que está começando a viralizar no “zapzap”.

Uma mensagem no aplicativo de mensagens aponta que a Lufthansa, companhia aérea alemã, está completando 63 anos e dando duas passagens aéreas em comemoração para os clientes. Vimos pessoas buscando pelo assunto no Boatos.org com o seguinte texto: “Lufthansa está dando passagens aéreas em comemoração ao seu aniversário”.

No WhatsApp recebemos uma mensagem em inglês falando do assunto. Dá uma lida: “WOW Lufthansa is rewarding everyone with 2 free plane tickets in celebrating 63 Years of quality service to 200 lucky customers.* ! click here to get yours : http://lufthaṇsa.com/ Enjoy”, diz a mensagem.

Lufthansa está dando passagens aéreas em aniversário de 63 anos?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem, apesar de estar em inglês, se espalhou pela internet brasileira. Mas será mesmo que a Lufhtansa está dando passagens aéreas grátis em comemoração ao seu aniversário? A resposta é não. Vamos aos fatos.  

Clicamos no site que está no WhatsApp (que, apesar de estar escrito http://lufthaṇsa.com, na realidade, é uma página chamada XN–Lufthasa-n99c) e a experiência não foi nada agradável. De início, o internauta é redirecionado ao site da companhia aérea. Depois começa a passar por diversas outras páginas até parar em uma que oferece um download nada confiável (que, obviamente, não fizemos).

O nosso acesso foi via desktop. Não sabemos se o site em inglês segue, na versão mobile, a lógica de páginas em português (que pede o compartilhamento do link com amigos). Mas pesquisando na web, descobrimos que, em 2017, um usuário falou que a mensagem de oferta da Lufthansa levava para uma página que pedia o compartilhamento do link. Se você não sabe como funciona, confere o vídeo abaixo (fala da Latam, mas a lógica é a mesma):

Para além disso, tentamos ver se a Lufthansa estava, de fato com alguma promoção parecida. Como sempre acontece, não achamos nada nos canais oficiais da empresa. Ou seja, a promoção de passagens grátis foi inventada.

Para enterrar de vez o boato, fomos checar sobre o aniversário. Pois bem, nem a Lufthansa está de aniversário (a fundação foi no dia 6 de janeiro) tampouco tem 63 anos (a empresa foi fundada em 1953. Ou seja, tem 65). Das duas, uma: ou o golpe é antigo (de 2016) ou os golpistas erraram a data de fundação da empresa.

Resumindo: assim como em tantos outros boatos que circulam online, a história que aponta para passagens grátis de avião da Lufhtansa é falsa. Se você vir a mensagem (seja em inglês, em português ou qualquer outro idioma), não compartilhe. Apenas ignore.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99432-5485.