Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Estão dando kits de maquiagem grátis no Dia Internacional da Mulher #boato

Estão dando kits de maquiagem grátis no Dia Internacional da Mulher #boato

Boato – Por causa do Dia Internacional da Mulher, estão dando kits de maquiagem grátis para quem entrar em um site e compartilhar o link com os amigos.

O Dia Internacional da mulher está chegando e, como todos os anos, discussões são geradas em relação a data. Para além das polêmicas sobre a data ser uma farsa (afirmação que gerou até um boato) e piadas sem lá muita graça, o 8 de março de 2018 reserva um golpe no WhatsApp.

De acordo com uma mensagem que está circulando online, alguém está dando kits de maquiagem no dia da mulher. “Pessoal está rolando uma promoção em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e estão dando kits de maquiagens totalmente Grátis. Eu acabei de pegar o meu. Garanta o seu antes que essa oferta termine. Basta acessar o site abaixo  [site]. Homens podem pegar para presentear.”, diz o texto.

Ao entrar no site (na versão que vimos é a página Informando Online), há a seguinte mensagem: “DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES. Você foi selecionado(a) para ganhar um kit de maquiagem totalmente grátis”. Depois há três perguntas: “Por onde você viu essa promoção, O kit de maquiagem é para uso próprio ou presente e O kit de maquiagem é para uso próprio ou presente”

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Depois de responder as três perguntas, você se depara com o pedido: “Você esta quase pronto para receber o kit de maquiagem com frete grátis. Para isso basta clicar no botão compartilhar abaixo e selecionar todos seus amigos e grupos no WhatsApp e enviar esta promoção para eles. Logo após realizar os compartilhamento você será direcionado para finalizar o processo de envio. Compartilhe até completar a barrinha abaixo”.

Estão dando kits de maquiagem grátis no Dia Internacional da Mulher?

Pelo jeito, o pedido deu certo. Porque recebemos, de mulheres e de homens, diversas mensagens falando sobre o tal kit de maquiagem. Mas será mesmo que a tal promoção é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao bater o olho já sabíamos do que se tratava. Todo o modus operandi é o mesmo de tantos outros golpes que circulam no WhatsApp. No vídeo abaixo, a gente explica que o caminho e o resultado são sempre os mesmos: roubo de dados e nada do presente. Assista:

Nem precisava você estar ligado sobre todo esse procedimento para notar que a promoção era estranha. Não sei se você notou um detalhe, mas sequer um nome de empresa é citado. Que tipo de promoção é essa que não serve para promover ninguém?

Por fim, resolvemos tirar a “prova dos nove” para verificar os riscos do site. E descobrimos, no serviço Vírus Total, que a empresa de antivírus Kaspersky classificou o site da promoção como “Phishing Site”. Não precisamos falar mais nada.

Resumindo: a história que aponta que estão dando kits de maquiagem no Dia Internacional da Mulher não só é falsa como também não faz nenhum sentido. Se você vir essa história por aí, não entre no site e não compartilhe. Fica a dica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.