Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Justiça ordena bloqueio do WhatsApp por dois dias a partir da meia-noite #boato

Justiça ordena bloqueio do WhatsApp por dois dias a partir da meia-noite #boato

Boato – Reportagem da Globo News que viralizou no WhatsApp mostra o que todos já desconfiavam: o WhatsApp vai ser bloqueado por dois dias a partir da meia-noite.

Não faz muito tempo, o Boatos.org desmentiu dois boatos relacionados ao bloqueio do WhatsApp no Brasil. No primeiro, um áudio antigo falava para as pessoas não atualizarem o aplicativo porque ele seria bloqueado. No segundo, uma mensagem apontava que o governo queria bloquear o aplicativo por causa da greve dos caminhoneiros. Achávamos que o assunto estava resolvido. Ledo engano.

Nos últimos dias, começou a circular no WhatsApp um vídeo de uma reportagem da Globo News que decretava que a Justiça havia ordenado o bloqueio do aplicativo por dois dias a partir da meia-noite. “Justiça ordena bloqueio do WhatsApp por dois dias a partir da meia-noite”, dizia o texto. Um link também falava sobre o que todos desconfiavam. Assista ao vídeo que circula online:

Justiça ordena bloqueio do WhatsApp por dois dias a partir da meia-noite?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Tão logo o vídeo voltou a circular na internet, fomos, inclusive, desafiados por alguns. Um leitor falou o seguinte: “A Globo News falou que o WhatsApp vai ser bloqueado. E agora, quem está certo?”. Para esse e outros leitores, temos uma notícia. O Boatos.org está certo, a Globo News esteve certa e quem está compartilhando o vídeo em 2018 está errado. Vamos aos fatos.

Há um detalhe muito importante no vídeo do jornalista Dony De Nuccio no Jornal das 10: ele foi veiculado no dia 16/12/2015. Na época, o aplicativo havia sido bloqueado no Brasil, Dony (hoje no Jornal Hoje, da TV Globo) trabalhava na Globo News e a história procedia. Ainda tem dúvidas? É só conferir no link do vídeo.

Não há muito mais o que falar: o vídeo que seria a mais nova “prova” de que o WhatsApp vai ser bloqueado no Brasil é de 2015. Ou seja, a informação que aponta que a Justiça ordenou o bloqueio do aplicativo por dois dias a partir da meia-noite é desatualizada em 2018. E, nesse caso, notícia antiga também pode ser utilizada para disseminar boatos.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164