Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Inscrições para o 13º salário do Bolsa Família estão disponíveis em site no WhatsApp #boato

Inscrições para o 13º salário do Bolsa Família estão disponíveis em site no WhatsApp #boato

Inscrições para o 13º salário do Bolsa Família estão disponíveis em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – As inscrições e a lista de beneficiários do 13º salário do Bolsa Família estão disponíveis em um site. Para a pessoa ter acesso a ele, precisa compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

A Black Friday está chegando e tem muita gente esperando pelas promoções do dia 29 de novembro. O que também há são pessoas caindo em diversos anúncios falsos no WhatsApp. O mais novo deles fala do 13º salário do Bolsa Família.

De acordo com uma mensagem que circula na internet, o governo federal abriu as inscrições para o benefício e liberou a lista de beneficiários. Onde? Em um site dos mais suspeitos (na versão que vimos, era um tal de “confirmehoje.com”). Leia a mensagem que circula online.

Governo abre este mês as inscrições para quem vai receber o décimo terceiro salário no valor de R$ 998,00 do programa Bolsa Família, confira se você tem direito. [site]

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ao entrar no site, você se depara com o mesmo “de sempre” (se você é leitor do Boatos.org já sabe do que estamos falando): há um design amador, uma mensagem cheia de erros de português, uma lista de perguntas genéricas e o pedido para que você compartilhe um link com amigos para “pode fazer a inscrição para o 13º salário do Bolsa Família”. Leia:

Governo abre este mês as inscrições para quem vai receber o décimo terceiro salário no valor de R$ 998,00 do programa Bolsa Família, confira se você tem direito ao Benefício: Responda o questionário antes de prosseguir Você possui cadastro no programa Bolsa Família? SIM NÃO Recebeu o benefício do programa em 2019? SIM NÃO Já possui o cartão do Bolsa Família? SIM NÃO

Responda o questionário antes de prosseguir SAQUE DISPONÍVEL PARA VOCÊ! Como realizar o saque: 1. Clique em Compartilhar e envie essa informação para 5 amigos ou 5 grupos em seu WhatsApp 2. Após compartilhar, você será direcionado para finalizar o procedimento e realizar o saque. 3.Você receberá a confirmação dentro de 2 a 5 minutos. Compartilhe até completar a barrinha

Inscrições para o 13º salário do Bolsa Família estão disponíveis em site no WhatsApp?

A mensagem foi muito compartilhada na internet. Afinal, todo mundo quer uma renda extra neste final de ano. Só há um detalhe: a mensagem não só é falsa como também esconde um golpe na internet. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, já sabíamos do que se tratava. Isso porque a mensagem segue o mesmo roteiro de tantos outros golpes sobre o assunto que circulam na internet. O enredo é sempre o mesmo: você pode até tentar seguir todos os passos que, no final, nada acontece. O vídeo abaixo mostra.

Ao procurar pela “reputação” do site no serviço Vírus Total, descobrimos que a página é classificada como “phishing” (que rouba dados) pelo serviço Kaspersky. Não é preciso nem dizer que o clique não é nada recomendado.

Já sabemos que o anúncio não passava de um golpe. Mas resolvemos ir além e quebrar o galho de vocês (antes que algumas pessoas resolvam nos perguntar no WhatsApp como fazer para ter o benefício) e explicar mais detalhes sobre o 13º salário do Bolsa Família.

O benefício foi anunciado neste ano pelo governo e foi sugerido por meio de uma Medida Provisória (que foi aprovada pelo Congresso). De acordo com o site do Ministério da Cidadania, ele será pago junto com o benefício de dezembro. Quanto a quem tem direito, isso é meio óbvio: quem recebe Bolsa Família terá direito ao 13º salário.

Resumindo: se você vir uma mensagem falando sobre o pagamento do 13º salário do Bolsa Família para quem compartilhar um link com amigos no WhatsApp, saiba que é só mais um golpe que usa uma oferta falsa para roubar dados por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2KTV79R