Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Ibama tem vagas de emprego e contrata, sem experiência, em site no WhatsApp #boato

Ibama tem vagas de emprego e contrata, sem experiência, em site no WhatsApp #boato

Ibama tem vagas de emprego e contrata, sem experiência, em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Ibama está com vagas de trabalho. Para concorrer a elas, só é preciso entrar em um site no WhatsApp e compartilhar um link com amigos.

As queimadas na Amazônia geraram, além de muita confusão em relação ao debate ambiental, notícias falsas de diversos tipos. Uma delas é se encaixa na categoria das que falam da contratação de pessoas. Há poucos dias, desmentimos um caso que falava de vagas falsas de emprego nos bombeiros. Hoje, o anúncio é relacionado ao Ibama.

De acordo com mensagens que viralizaram no WhatsApp, o Ibama está com diversas vagas de emprego. Mais do que isso, as vagas não precisariam de experiência. A pessoa só precisaria entrar em um site (na versão que vimos, é o “Inscrever Ponto Org”). Leia a mensagem que circula online:

*IBAMA* abre contratações em todas as cidades para cargos de: _agente, fiscal, monitor de denuncias e incêndios, vigilante, digitador de ocorrências e mais…_ Não é necessário ter experiência e está disponível para ambos sexos. *Salários de R$1422,15 à R$ 3.712,72.* Informe-se sobre as *inscrições aqui:* [site]

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Ao entrar no site, vimos o mesmo de sempre: um espaço para você preencher os seus dados pessoais e, depois de tudo, o pedido que você compartilhe a vagas com um certo número de amigos no WhatsApp. “Antes de cadastrar seu currículo para o agendamento da entrevista, por favor, INDIQUE para 5 contatos MANUALMENTE nossa seletiva através do whatsapp. Nosso meio ambiente precisa de você. Indique-nos! Boa sorte!”, diz a mensagem.

Ibama tem vagas de emprego e contrata, sem experiência, em site no WhatsApp?

Há vários dias, estamos vendo pessoas compartilhando a informação e criando esperanças para a tal vaga no Ibama. Tudo seria ótimo se não fosse um detalhe: a informação que circula online é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, não há muito o que explicar. Isso porque o anúncio é mais um daqueles anúncios de vagas que são falsos e só servem para roubar dados de usuários. Mesmo que você siga todos os passos, nada acontece. O vídeo abaixo fala mais detalhes:

Ao buscar por mais detalhes sobre o assunto, descobrimos que o próprio Ibama, por meio da assessoria de imprensa, fez um alerta de fraude. Leia nota publicada no site do instituto.

Nota de Esclarecimento: site fraudulento simula recrutamento de servidores para o Ibama Brasília (05/09/2019) – Em razão da identificação de site fraudulento que simula o recrutamento de interessados em oportunidades de trabalho no Ibama, o Instituto esclarece:

Informações sobre concursos públicos e editais de contratação para vagas de trabalho no Ibama devem ser consultadas no portal oficial do Instituto: www.ibama.gov.br O Ibama não desenvolve páginas fora do domínio “gov.br” para divulgar oportunidades de contratação.

Resumindo: a história que aponta que o Ibama está com vagas de emprego em um site no WhatsApp é falsa. A mensagem é só mais um golpe que circula online e o próprio instituto já desmentiu a informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.