Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Hoax: WhatsApp vai ser suspenso amanhã. Baixem o Telegram!

Hoax: WhatsApp vai ser suspenso amanhã. Baixem o Telegram!

Boato – O WhatsApp vai sair do ar amanhã por causa da decisão do juiz do Piauí. Por isso, baixem o Telegram.

Uma das notícias (junto com a do vestido azul que parece ser branco) que mais têm agitado a internet na última semana de fevereiro de 2015 é a de que o WhatsApp poderia ser cancelado no Brasil. Ela estourou após decisão de um juiz do Piauí, que mandou as operadoras de telefonia do Brasil tirarem o serviço do ar.

Notícia falsa diz que WhatsApp vai sair do ar
Notícia falsa diz que WhatsApp vai sair do ar

Após isso acontecer, começou a circular a informação de que o WhatsApp poderia ser cancelado a qualquer momento. E claro, isso deu brecha para a desinformação. Uma mensagem disse que o fim do serviço no Brasil já tinha hora marcada: “amanhã, meia-noite”. Confira mensagem que circulou, ironicamente, pelo WhatsApp:

Antenção! Galera do Whatsapp

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Amanhã a partir da 12:00 meia noite, o whatsapp vai ser suspenso temporariamente, ou seja, vai sair fora do ar por causa do Juiz do Piauí que fez um processo e foi sucedido.

Agora baixem o TELEGRAM, pois é a mesma coisa que o whatsapp, igualzinho. Então para vocês não ficarem sem contato com uma certa pessoa, avise-a.

Quero que passe para os grupos para que todos saibam q o whats ficará suspenso, agora devemos usar o TELEGRAM, pois ele não precisa de internet rápida e é mais prático. Obrigado pela atenção! Repassem nos grupos ou contatos!

Aí minha Nossa Senhora dos comunicadores instantâneos! Apesar de toda atmosfera criada em torno da decisão judicial, está bem claro que o WhatsApp não vai sair do ar tão facilmente assim. Existem alguns pontos que impedem a retirada do ar imediata do serviço.

O primeiro ponto está na viabilidade da ação. De acordo com essa matéria do Portal EBC, um responsável do Nic.br apontou que a prática seria pouco efetiva. O primeiro ponto estava na quantidade de sistemas de DNS (que resolvem o endereço de um site) que precisariam ser suspensos: cerca de 2.500.

O segundo ponto está na viabilidade judicial. Depois de o juiz mandar o WhatsApp sair do ar, a decisão foi cassada por um desembargador. Ou seja, as operadoras não precisam mais cumprir a ordem judicial.

O terceiro ponto está na própria estratégia do WhatsApp. Caso tudo falhe e realmente o serviço esteja a ponto de sair do ar, é só os administradores do serviço colaborarem com as investigações do caso de pedofilia que corre em segredo de Justiça e ocasionou a decisão. Se os donos do WhatsApp fizerem isso, tudo será resolvido.

Para além disso, há detalhes do próprio texto que enfraquecem o argumento que o serviço vai sair do ar. Um deles está no caráter alarmista, outro no grande número de erros ortográficos, de concordância e, por fim, no pedido de compartilhamento. Todas características de um bom hoax.

Resumindo: o WhatsApp tem chance zero de terminar amanhã e chances mínimas de ser cancelado em breve. Agora de toda história uma coisa foi certa: o serviço ganhou o Telegram como concorrente. No dia seguinte ao hoax, o Telegram teve mais de 2 milhões de cadastros de brasileiros.

Não é possível comentar.