Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Governo determinou a paralisação do WhatsApp hoje por causa da greve #boato

Governo determinou a paralisação do WhatsApp hoje por causa da greve #boato

Boato – O governo determinou a paralisação do WhatsApp hoje, às 23h. O motivo é dificultar a comunicação dos caminhoneiros que participam da greve no Brasil. Não atualize o aplicativo.

Lá vamos nós. Em meio às discussões se a greve dos caminhoneiros (que está em completando seu oitavo dia) acaba ou não, a internet continua vomitando tantos boatos que nem a gente (que costumamos matar as principais fake news que aparecem por aí) estamos conseguindo vencer a maré de balelas. Alguns destes boatos, inclusive, acabam ficando repetitivos.

Há cerca de dois dias (lá por 26 de maio), começou a circular no WhatsApp a informação de que o governo teria determinado a paralisação do aplicativo. O motivo seria desmobilizar a greve dos caminhoneiros. A tese está sendo reforçada por um vídeo de uma reportagem da Globo sobre o bloqueio do aplicativo por 48 horas. Leia a mensagem que circula online:

O governo determinou a paralisação do Whatsapp hoje as 23hs pra dificultar a comunicação dos caminhoneiros com a paralisação. Seu aparelho vai pedir atualização, pois não atualize, ele vai bloquear de imediato. Repassem urgente!!

Governo determinou a paralisação do WhatsApp hoje por causa da greve?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Como dito antes, a história está pulando de pessoa para pessoa em uma velocidade incrível. Mas será mesmo que o governo vai paralisar o zapzap? A resposta é não. Três pontos acabam com a tese da mensagem que fala que o governo vai paralisar o WhatsApp no Brasil. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

1) A mensagem carrega todas as principais características de boatos online (vago, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes) e não há uma fonte confiável que endosse a tese. Normalmente, notícias falsas seguem esse enredo.

2) Falamos no início do texto que a mensagem que fala que o WhatsApp vai ser paralisado “hoje” já circula há alguns dias. Como você pode perceber, o aplicativo está muito bem obrigado e hospedando muita boataria por aí. Se fosse verdade, ele já teria sido paralisado.

3) Essa história de WhatsApp bloqueado é mais do que manjada no Brasil. Apesar de algumas vezes a Justiça ter, de fato, bloqueado o aplicativo em duas oportunidades, o governo não tem poder para fazer isso.

Mas e o vídeo? Simples: o vídeo é de uma das oportunidades que o WhatsApp foi bloqueado no país. Achamos uma versão do vídeo publicado em 16 de dezembro de 2015, um dia depois do aplicativo ter sido bloqueado por 48 horas.

Pronto, né? Agora vocês já sabem que a mensagem que aponta que o governo vai paralisar o WhatsApp é falsa e que o vídeo que está circulando por aí é de 2015. Ou seja: esse é mais um boato que circula online. Se você estiver em dúvidas sobre o áudio que fala do bloqueio na próxima atualização do aplicativo, clica no link abaixo:

Governo vai cortar sinais de internet no Brasil e WhatsApp será bloqueado #boato

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: