Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Governo abre inscrições para programa tarifa social de conta de luz em site no WhatsApp #boato

Governo abre inscrições para programa tarifa social de conta de luz em site no WhatsApp #boato

O Governo Federal abre este mês as inscrições do programa Tarifa Social que dá de 50% a 100% de desconto na conta de Energia Elétrica. confira se você tem direito acessando, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo federal abriu as inscrições para o programa tarifa social em site no WhatsApp. Compartilhe link para saber se você tem direito.

Nos últimos tempos, não têm sido raras as vezes em que temos que vir aqui para esclarecer histórias relacionadas a ofertas falsas no WhatsApp.

Hoje vamos falar de uma que aponta que o governo federal criou um programa chamado Tarifa Social e está dando descontos nas contas de luz das pessoas. De acordo com a mensagem, seria preciso entrar em um site para “ver as instruções”. Leia:

O Governo Federal abre este mês as inscrições do programa *Tarifa Social* que dá de *50% a 100% de desconto na conta de Energia Elétrica.* confira se você tem direito acessando: [site]

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ao entrar no site, você se depara com alguns formulários. Se você preencher os dados (nunca faça isso, ok?), recebe um pedido para que você compartilhe o link para cinco pessoas. Leia:

Agora precisamos nos certificar que você não é um sistema automatizado tentando burlar o sistema. Por favor COMPARTILHE com 5 pessoas ou grupos para autenticar sua solicitação Após isso você será redirecionado para a página com as informações para pedir seu benefício SELECIONE PELO MENOS 5 AMIGOS OU GRUPOS NO WHATSAPP! Compartilhe até completar a barrinha abaixo

Governo abriu inscrições para programa tarifa social de conta de luz em site no WhatsApp?

Muita gente ficou esperançosa. Para essas pessoas, temos uma notícia boa e uma notícia ruim: existem formas de conseguir desconto na conta de luz, mas a mensagem em questão é falsa. Vamos aos fatos:

Vamos começar pela “parte ruim”: a mensagem em questão é a mesma de tantas outras mensagens com promessas já desmentidas aqui. No final, a história é a mesma: mesmo que você siga todos os passos, nada acontece. Confere no vídeo:

Ao buscar mais detalhes sobre a tarifa social, descobrimos que não há uma programa específico do governo federal com esse nome. Porém, é sim possível conseguir o desconto na conta de luz. Leia o que diz o site do Ministério da Cidadania (antigo MDS):

A quem se destina: Famílias inscritas no Cadastro Único com a seguinte situação: – Com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum membro da família beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);  – Com renda total de até três salários mínimos por mês que tenham entre seus membros pessoas em tratamento de saúde, que precisam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia elétrica; – Famílias indígenas e quilombolas com renda por pessoa de até meio salário terão direito ao desconto de 100% na conta de energia elétrica, até o limite de consumo de 50 KWh/mês.

O desconto é concedido em cada faixa de consumo de energia: Como solicitar: Um dos integrantes da família deve solicitar à distribuidora local de energia elétrica que classifique a sua casa como unidade consumidora na subclasse Residencial baixa renda. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a distribuidora de energia elétrica de sua cidade ou com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pela Central 167. O site da Aneel é www.aneel.gov.br.

Ou seja: não é preciso nem entrar em um site no WhatsApp tampouco compartilhar um link com amigos para ter acesso à tarifa social. Só é preciso se informar na companhia elétrica de sua região.

Resumindo: a história que aponta que o governo federal criou um programa para desconto em contas de luz e que o requisito seria compartilhar um link com amigos é falsa. É mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.