Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Governo dá desconto de 80% no IPVA 2020 com programa IPVA Cidadão no WhatsApp #boato

Governo dá desconto de 80% no IPVA 2020 com programa IPVA Cidadão no WhatsApp #boato

Governo dá desconto de 80% do IPVA 2020 com programa IPVA Cidadão no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, lançou o programa IPVA Cidadão e oferece um desconto de 80% no IPVA 2020 para quem compartilhar um link no WhatsApp.

Até o dia da Black Friday, 29 de novembro, acreditamos que o Boatos.org deve manter uma média de um desmentido de golpe no WhatsApp por dia. E, na história de hoje, vamos falar sobre um suposto benefício do governo em relação ao IPVA 2020.

De acordo com uma mensagem que circula no WhatsApp, o Ministério da Cidadania resolveu lançar um programa chamado IPVA Cidadão. Ele garantiria um desconto de até 80% para o IPVA 2020. O texto aponta que todas as informações estariam em um site “daqueles”. Leia a mensagem que circula online:

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, lançou o programa IPVA cidadão, que oferece um *desconto no IPVA 2020 de até 80%.* Confira se você tem direito acessando: [site]

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ao entrar no site, você se depara com um texto introdutório falando do tal desconto, três perguntas aleatórias e, no final, o pedido para que você compartilhe a mensagem com um certo número de amigos no WhatsApp. Leia:

Governo Federal libera o cadastramento para exclusão da obrigatoriedade do pagamento do seguro DPVAT 2020 e desconto no IPVA 2020 de até 80%. Responda o questionário abaixo e saiba se você tem direito ao benefício: Você possue carro ou moto? SIM NÃO Você está com ele em dias? SIM NÃO Já tem uma CNH? SIM NÃO

Responda o questionário abaixo e saiba se você tem direito ao benefício: VOCÊ TEM DIREITO A UM DESCONTO DE 80% NO IPVA 2020 Agora para autenticar sua solicitação e confirmar seu desconto siga os passos abaixo:

1. Clique em compartilhar e avise todos seus amigos / grupos no WhatsApp sobre o benefício. 2. Depois de compartilhar, você será direcionado para finalizar o processo e realizar concluir o cadastro. 3. O desconto será aplicado na data do vencimento do seu IPVA 2020. Compartilhe até completar a barrinha

Governo dá desconto de 80% do IPVA 2020 com programa IPVA Cidadão no WhatsApp?

A história foi muito compartilhada, principalmente porque todo mundo sabe que o imposto pesa mesmo no bolso. Mas será mesmo que o Ministério da Cidadania está com um programa chamado IPVA Cidadão e que o tal desconto de 80% está sendo dado para quem compartilhar um link de um site com amigos no WhatsApp? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Antes de falar “o de sempre”, vamos só falar sobre o tal programa. Não existe nenhum “IPVA Cidadão” do Ministério da Cidadania ou do governo federal. Vale dizer que ele é um imposto estadual. Logo, quem teria que dar o desconto seriam os governos estaduais. Vale dizer que o único programa com esse nome que vimos foi do governo do Pará, que dá descontos (não de 80%) para quem não cometeu infrações de trânsito.

Além de o programa não existir em âmbito federal e nem ser do Ministério da Cidadania, a mensagem que circula online segue o mesmo roteiro das mensagens com promoções falsas no WhatsApp. Mesmo que você siga todos os passos (responda as perguntas e compartilha o link com amigos), no final nada acontece. O vídeo abaixo explica:

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2OsV71C