Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Governo está dando aluguel social para quem teve renda afetada e compartilhou link no WhatsApp #boato

Governo está dando aluguel social para quem teve renda afetada e compartilhou link no WhatsApp #boato

Governo está dando aluguel social para quem teve renda afetada e compartilhou link no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo federal está dando até três meses do benefício de aluguel social. Para ganhar, você precisa entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Infelizmente, a pandemia do coronavírus continua rendendo informações falsas e golpes na internet. A última delas aponta para um suposto benefício chamado aluguel social, no qual o governo “pagaria o aluguel” de quem está sem renda.

A história circulou por meio de uma mensagem no WhatsApp que apontava que, para ganhar o benefício, o internauta precisaria entrar em um site, preencher dados pessoais e compartilhar um link com amigos no aplicativo. Leia a mensagem que circula online e o texto que está no site em questão (na versão que vimos, era o “beneficio-social.com”):

Confira o desmentido em vídeo

Mensagem: Famílias que tiveram sua renda afetada pelas políticas de distanciamento social devido a pandemia do novo Coronavírus podem solicitar, a partir de hoje, o benefício do Aluguel Social. Acesse: [site]

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Texto no site: Devido a Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o Governo Federal, através do Programa Aluguel Social, em parceria com entidades filantrópicas, está cadastrando famílias que moram de aluguel e tiveram sua fonte de renda afetada pelas medidas de isolamento social em todo Brasil! SELECIONE SEU ESTADO SELECIONE SUA CIDADE NOME COMPLETO Sem Abreviações CADASTRAR 17 famílias contempladas Inscrições até 08/05/2020 Você tem direito a 03 parcelas de R$1488,00

REQUISITOS: Para receber o benefício, o candidato(a) deve preencher os seguintes requisitos: – Ser Brasileiro(a); – Não estar trabalhando com carteira assinada; – Renda familiar inferior a 3 salários mínimos; – Não possuir imóvel próprio. Para solicitar o benefício do Aluguel Social, basta compartilhar esta informação com seus familiares e contatos no Whatsapp! É muito fácil, vamos lá?

Governo está dando aluguel social para quem teve renda afetada e compartilhou link no WhatsApp?

Muita gente acreditou na história e saiu compartilhando a mensagem por aí. Mas será mesmo que o governo está dando o tal aluguel social para quem entrar em um site e compartilhar um link com amigos no aplicativo? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, a mensagem é o “mais do mesmo” de tantos outros golpes desmentidos aqui. Como avisamos no vídeo abaixo, falsos benefícios do governo têm sido alardeados a torto e a direito na internet e enganado muita gente. Mesmo que você siga todos os passos descritos no site (responda as perguntas e compartilhe o link), nada acontece no final. Assiste aí:

Só por desencargo, resolvemos buscar mais informações sobre o suposto benefício de aluguel social que está sendo alardeado na internet. Como imaginávamos, nada encontramos sobre o benefício (que é destinado a pessoas que perderam suas moradias por intempéries ou desastres) relacionado à Covid-19. Alguns estados até têm regras próprias relacionadas ao benefício, mas, com certeza, nenhum deles pede “compartilhamento no WhatsApp”.

Resumindo: a história que aponta que o governo está dando um aluguel social para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem um link com amigos no WhatsApp é falsa. Não passa de mais um golpe que circula na internet e tenta usar um benefício do governo como “motivo”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2AryYtw