Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Google lança bicicleta que anda sozinha, mostra vídeo #boato

Google lança bicicleta que anda sozinha, mostra vídeo #boato

Google lança bicicleta que anda sozinha, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução;Facebook)

Boato – Vídeo mostra nova tecnologia desenvolvida pela Google: a bicicleta que pode andar sozinha pela cidade.

Um dos momentos mais esperados na vida de uma criança é aprender andar de bicicleta. A animação é inevitável e a bicicleta precisa ser adaptada para isso. Primeiro, colocam-se as rodinhas de apoio em ambos os lados. Quando a criança aprende a se equilibrar, uma delas é retirada. Dessa forma, até que ambas sejam removidas.

Mas, de acordo com uma publicação nas redes sociais, parece que a Google desenvolveu uma nova tecnologia que pode simplificar esse processo. Segundo um vídeo que acompanha a publicação, a empresa teria criado uma bicicleta que anda sozinha. Nas imagens, é possível ver a bicicleta rodando pela cidade e até transportando bebês. Confira:

Versão 1: “A mais nova ideia do Google. A bicicleta que anda sozinha e não cai!”. Versão 2: “Gigante Google projeta bicicleta inteligente . #google #fantastico #JN #tbt #uol”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Google lançou bicicleta que anda sozinha?

O vídeo fez sucesso na internet, animou os internautas e foi compartilhado diversas vezes. Mas será que essa história de que a Google teria criado uma bicicleta que anda sozinha é verdadeira? A resposta é não!

Vamos aos fatos! A princípio, uma rápida leitura nas publicações sobre o assunto já causam desconfiança. Elas seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, casos de maravilhas supostamente criadas pela humanidade, mas que ninguém viu não são raridade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras fake news sobre isso, como a história que dizia que um brasileiro teria inventado um carro movido à água que faria 1000km com um litro. Também a que apontava que a Volkswagen teria lançado o primeiro carro voador do mundo e, por fim, a que indicava que um skate voador teria sido lançado pela empresa estadunidense Huvr Tech.

Pois bem, como a notícia não é tão espantosa, resolvemos fazer uma pesquisa pelos buscadores online e descobrimos que tudo não passou de uma pegadinha. No dia 1° de abril de 2016, a empresa Google divulgou o vídeo como uma forma de brincadeira. Na descrição do vídeo, a empresa informava que a bicicleta que andava sozinha seria introduzida na Holanda.

Para quem acompanha os passos da gigante Google, sabe que esse tipo de brincadeira é uma tradição entre os funcionários da empresa no Dia da Mentira. Em 2006, por exemplo, a empresa anunciou a criação do Google Romance, uma paródia dos sites de relacionamento. Já em 2014, a Google uniu forças com outras empresas e anunciou um “plus” no Google Maps. O usuário poderia se orientar pelo Maps e, ao mesmo tempo, caçar Pokémons (mais tarde, a brincadeira de 1° de abril se tornou verdade).

Por fim, essa história da bicicleta que anda sozinha acabou sendo desmentida pelo serviço de fact-checking dos EUA Snopes. Em espanhol, o site Ciclosfera também teve que explicar que tudo não passava de uma brincadeira.

Em resumo: a história que diz que a Google desenvolveu uma bicicleta que anda sozinha é falsa! Todo o vídeo foi criado pela Google, mas não é real. Tudo não passou de uma brincadeira no Dia da Mentira, em 2016. Ou seja, a história não passa de boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2RCIocR