Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Goolpe: Google escreve palavra “golpe” em buscador #boato

Goolpe: Google escreve palavra “golpe” em buscador #boato

Boato – Para falar sobre a situação política do Brasil, o Google escreveu a palavra Goolpe no buscador para simbolizar o golpe.

Já alguns anos, usuários da internet têm tido algumas surpresas quando acessam o Google para buscar alguma informação. Esporadicamente, nos deparamos com mudanças no logotipo da ferramenta. São os chamados Doodles. Será que fizeram um para a situação política do Brasil? Pelo o que aponta uma postagem que circula online, sim.

Google colocou palavra Goolpe em buscador, diz boato
Google colocou palavra Goolpe em buscador, diz boato

De acordo com algumas postagens do Facebook, o buscador mudou a ordem das letras em uma madrugada e escreveu a palavra “Goolpe” na versão brasileira. Era a clara posição em relação ao golpe. Leia:

Ontem, por volta de 01:40, eu entrei no google para fazer uma rápida pesquisa. Estava sonolento e achei que o tradicional nome do google tava escrito ‘GOLPE’. Esfreguei os olhos e vi que não era ilusão de ótica. Estava mesmo escrito GOOLPE. Tive a ideia rápida de printar a página e sai a perguntar pros amigos do facebook que estavam online se mais alguém tinha visto a mesma coisa, pois meu computador sofreu com alguns vírus recentemente. Acontece que, enquanto eu perguntava, o google voltou ao normal, e muita gente que perguntou não viu. Apenas mais 3 amigos afirmaram ter visto o mesmo, sendo que um voltou atrás e disse que estava brincando comigo.

Sei que essa não é a primeira vez que o google faz referência em sua principal página, de assuntos e acontecimentos atuais do Brasil. Eles fizeram piadinha com os 7 a 1, na virada de 2014 para 2015, e rapidamente tiraram do ar. No histórico de temas do google, não consta nada sobre o nome GOLPE. Eu busquei o serviço de relacionamento da empresa no Brasil, mas creio que, se forem dar alguma resposta, ainda deve demorar. É certo que não o façam.

De toda forma, decidi compartilhar o print feito por mim e outro amigo na tentativa de saber se mais alguém também observou e também saber qual foi a intenção da empresa com essa atitude. Seria deboche ou foi em tom de denúncia? Agradeço aos que puderem ajudar.

Outra versão da postagem dizia o seguinte:

Uma da manhã o Google estava assim. Mais alguém tirou print? O pessoal do Google arrasa sempre!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Mas será mesmo que o Google resolveu aderir à defesa do governo de Dilma Rousseff e usou o termo golpe no seu buscador. Pelo o que tudo indica, não. Vamos aos fatos.

Ao se deparar com a postagem, fizemos o óbvio: procuramos a lista de Doodles do buscador para saber se havia alguma manifestação oficial. Na lista, não havia nenhuma referência ao termo Goolpe no buscador. Aí eu pergunto: de que adiantaria o Google fazer uma campanha se não assumisse a autoria oficialmente?

Para além disso, há duas informações errôneas no texto. A primeira fala que a notícia do Doodle ter se modificado foi publicada na Argentina. Mas só há um detalhe: a notícia do site argentino se refere a palavra “Golpe” e não “Goolpe”. A outra informação fala de brincadeiras do Google no 7 a 1 da Alemanha e na virada do ano. No caso do jogo, não houve nada. No caso do ano novo, um Doodle normal.

Por fim, há uma questão estética que invalidade o Doodle do Goolpe. Mesmo quando se modifica, o logotipo do Google segue um padrão de cores que é azul, vermelho, amarelo, azul, verde e vermelho. No caso do logotipo a ordem entre o segundo verde e azul se invertem. Em termos de design, pode ser um assassinato de identidade visual. É improvável que seria modificado desta forma.

Não precisa nem falar que não encontramos a notícia em lugar algum (além do tal site argentino e no Facebook). Sendo assim, podemos afirmar que o Google não modificou o seu logotipo para “denunciar” o golpe no Brasil. Se tivesse feito, o faria de formas muito diferentes.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Alessandro Cyrino. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.