Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Gol está dando passagens aéreas grátis nesse meio de ano #boato

Gol está dando passagens aéreas grátis nesse meio de ano #boato

Boato – A Gol Linhas Aéreas está dando passagens grátis para quem compartilhar um link no WhatsApp com um certo número de amigos.

Como já falamos diversas vezes, o que mais têm acontecido em golpes na internet é um boato se “reciclar” para voltar a circular com força. Isso sempre acontece com, por exemplo, promoções do O Boticário ou com ofertas de passagens aéreas. E hoje vamos falar da Gol Linhas Aéreas.

A última mensagem que viralizou no WhatsApp dá conta de que a companhia aérea está dando passagens aéreas grátis para quem compartilhar acessar um site chamado “Voedegol.net”. “A GOL está dando passagens grátis nesse meio de ano, corre que a promoção vai acabar rápido! [site]”, diz a mensagem.

Ao entrar no site, você se depara com o “anúncio da promoção”, tem que responder a três perguntas e, no final, é instado a compartilhar o link com um certo de número de links no WhatsApp. Isso se você acessa via mobile. Se você acessa via desktop, é redirecionado para baixar um plugin chamado “Black FB”.

Gol está dando passagens aéreas grátis nesse meio de ano?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Por incrível que pareça, recebemos essa mensagem de dezenas de pessoas nas últimas horas. Falamos isso porque está mais do que claro que a promoção da Gol é falsa e o link é mais um golpe que circula online.

Vamos raciocinar a situação “2” citada acima. Desde quando você clica em um link de uma promoção da Gol te redireciona para o download de um aplicativo dos mais suspeitos? É claro que se trata de um programa espião para roubo de senhas.

E a situação “1”? É a mesma coisa! Mesmo que você siga todos os passos citados, não vai conseguir as passagens grátis. Todo o modus operandi já foi usado em outro golpe para roubo de dados envolvendo “passagens da Gol”. Como já desmentimos o boato, leia o que escrevemos no ano passado (a única diferença do boato era que falava em brindes “de final de ano” e o site era o “Voedegol.com”). Leia:

Não é a primeira vez que o nome da Gol é envolvido em um golpe na internet. Em maio deste ano, o Boatos.org desmentiu um boato muito parecido. Assim como na outra oportunidade, a empresa aérea lançou uma nota falando sobre o golpe. Leia:

Esclarecimento sobre falsa promoção do site VOEDEGOL.COM. No último dia, recebemos reclamações em nosso SAC e redes sociais sobre um portal promocional que promete dar passagens da GOL sem custo. Gostaríamos de esclarecer que o portal VOEDEGOL não é da GOL Linhas Aéreas, e tem o intuito de fraudar os clientes que se cadastram. Estamos trabalhando para retirar o falso portal do ar.

Passagens, promoções e quaisquer outros assuntos relacionados a GOL serão sempre divulgados apenas no site oficial voegol.com.br e em nossas redes sociais oficiais. Nós mantemos disponíveis em nossa Central de Relacionamento com o Cliente: 0300 115 2121, ou pelo site voegol.com.br para qualquer dúvida ou sugestão.

Só para terminar: fizemos uma análise do site voedegol.com no serviço Vírus Total. Como é de se imaginar, o site foi classificado como “de phishing” pelo serviço Kapersky. Dá uma olhada.

Resumindo: a história que aponta que a Gol está dando passagens aéreas grátis é falsa, foi desmentida pela empresa (e pelo Boatos.org) e está sendo usada novamente por golpistas. Além de a promoção ser falsa, é uma tentativa de golpe. Fique ligado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.