Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Gol dá passagens aéreas de Black Friday em site no WhatsApp #boato

Gol dá passagens aéreas de Black Friday em site no WhatsApp #boato

Gol dá passagens aéreas de Black Friday em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por causa da Black Friday, a Gol está dando passagens aéreas grátis para quem entrar em um site, responder a perguntas e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

A Black Friday está se aproximando e, com ela, estão chegando aquelas famigeradas promoções falsas no WhatsApp. Outro dia, falamos de um fake envolvendo o nome do Mercado Livre. Hoje, a empresa citada é a Gol Linhas Aéreas.

De acordo com uma mensagem que está viralizando no WhatsApp e aponta para um site (entre outros domínios) de endereço “voegolbr.com/blackfriday”, a Gol estaria dando passagens aéreas para as pessoas que entrassem no site em questão, respondessem a perguntas genéricas, participassem de um “jogo de caixas” e, no final, compartilhassem um link com amigos no WhatsApp. Leia o texto contido na página em questão:

Confira o desmentido em vídeo:

Black Friday GOL 20 anos!! Estamos sorteando passagens nacionais e internacionais grátis para os primeiros participantes da nossa pesquisa. Responda o nosso questionário e resgate sua passagem Passagens restantes: Carregando…

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Pergunta 1 de 4: Você já viajou pela GOL? Sim Não Pergunta 2 de 4: Qua sua idade? 18-29 30-39 40-4950+ Pergunta 3 de 4: O que você acha dos serviços da GOL? Muito bom Excelente Razoável Não gosto Pergunta 4 de 4: Você recomendaria a GOL para seus amigos/familiares? Sim Não

Parabéns! Você ganhou Duas Passagens para Viagem Nacional! ***AS REGRAS*** 1. Você deve compartilhar com 10 amigos sobre a promoção. 2. Insira seu endereço e conclua o registro. OK

Gol está dando passagens aéreas de Black Friday em site no WhatsApp?

É claro que (principalmente com a alta dos preços das passagens de avião) muita gente saiu compartilhando o link e esperando pelo prêmio. Se você é uma dessas pessoas, temos más notícias. Assim como em tantos outros casos já citados aqui no Boatos.org, o anúncio de distribuição de passagens é falsa.

Mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem em questão, nada acontece no final. Há três coisas que podem ocorrer após você “compartilhar o link com amigos”. 1) Você pode ser direcionado a um site pesadíssimo que vai fazer o seu celular ou computador travar. 2) Você pode ser direcionado a outro site de promoções falsas. 3) Você pode ser direcionado para um site por meio de programas de afiliados (o que faz os golpistas lucrarem).

Na realidade, esses sites falsos são criados com dois objetivos. 1) Fazer com os criadores do site usem um tema chamativo (mesmo que falso) para conseguir acesso nas páginas em questão e lucrarem com a propaganda enganosa. 2) Fazer com que golpistas roubem dados de internautas. Temos vídeos que falam sobre este tipo de golpe.

Já desmentimos algumas vezes boatos muito similares. Derrubamos fake news que apontavam que a Gol estavam dando passagens para quem saísse compartilhando um link por aí em maio de 2017, novembro de 2017, em julho de 2018 e janeiro de 2020.

Ao olhar nos canais oficiais da Gol, assim como nos outros casos, nada encontramos a respeito da promoção de distribuição de passagens. Obviamente, a empresa deverá fazer uma ação de Black Friday, mas não pedindo compartilhamento para “geral” no WhatsApp.

Resumindo: a história que aponta que a Gol está dando passagens aéreas para as pessoas que entrarem em um site e saírem compartilhando um link com amigos no WhatsApp é falsa. Não passa de mais um boato do tipo que insiste em circular na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: