Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Facebook tem acesso a todos os dados de sua conta bancária #boato

Facebook tem acesso a todos os dados de sua conta bancária #boato

Facebook tem acesso a todos os dados de sua conta bancária, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Facebook tem acesso a todos os seus dados em aplicativos. No caso de aplicativos de bancos, o Facebook tem acesso à sua conta bancária.

A privacidade é algo no qual, em tempos de redes sociais, nos preocupa muito. E não estamos falando apenas do que você posta, mas também do que você acessa. Apesar disso, sempre tem um alerta que circula na internet que “adora” aumentar um ponto quando conta um conto.

Um vídeo de uma mulher fazendo um tutorial (muito útil, por sinal) de como fazer com que o Facebook deixe de rastrear algumas atividades do usuário realizadas em outros sites ou aplicativos viralizou em redes sociais. Só um detalhe que chamou muita atenção (não só nossa como também dos nossos leitores): a de que o Facebook conseguiria acessar informações pessoais e dados bancários. Leia algumas mensagens que circularam online e a transcrição de trechos do vídeo:

Versão 1: Prestenção . O Facebook tem acesso a todos os aplicativos que vc usa, inclusive contas bancárias . Desconfigure então Versão 2: ATENÇÃO O FACEBOOK MONITORA SEU APLICATIVOS INCLUSIVE OS DE BANCOS.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Transcrição: O Facebook tem acesso a tudo, todos os seus aplicativos. Ou seja: toda transferência que você faz, todo acesso ao banco, tudo que você tem na conta, se você entra num aplicativo tipo Globo Play. Tudo, tudo, tudo, tudo. Todos os aplicativos, ele tem acesso.

Facebook tem acesso a todos os dados de sua conta bancária?

O que não faltou foi gente se apavorando e querendo apagar as informações usando o tal tutorial do vídeo. Se você quiser fazer isso, não há problema algum. Porém, esteja consciente de que não é verdade que o Facebook tenha acesso aos seus dados bancários (como, por exemplo, senha de conta).

Antes de falar sobre esse caso em especial, é preciso apontar que “dicas falsas” sobre o Facebook são uma constante em boatos na internet. Já desmentimos, por exemplo, mensagens falsas que falavam sobre “drible em algoritmo”, sobre o aplicativo se tornar pago ou sobre aviso de privacidade.

Dito isso, fomos olhar as tais configurações do Facebook para verificar se é real esse “acesso todo” às nossas contas. Para tanto, fizemos o seguinte caminho: 1) Abrimos a aba “configurações e privacidade”. 2) Fomos em “configurações”. 3) Clicamos em “Suas informações no Facebook”. 4) Clicamos em “Atividade fora do Facebook”.

Nesta página, abriu uma lista de diversos sites e aplicativos que compartilharam informações de acesso. E aí está do detalhe: as informações compartilhadas não incluem dados sensíveis ou pessoais. Veja o que está escrito:

Informações sensíveis são proibidas Nós proibimos que empresas e organizações compartilhem informações sensíveis conosco, incluindo dados financeiros e de saúde. Se identificarmos que uma empresa ou organização está violando nossos termos, tomaremos uma medida contra essa empresa ou organização.Para ver quais interações foram compartilhadas, você pode baixar os detalhes da sua atividade.

Resolvemos baixar as informações contidas no Facebook. Você pode fazer isso clicando em “Baixar suas informações”. Ao olhar as informações contidas no Facebook em aplicativos de bancos que temos conta, descobrimos que elas se restringiam ao dia que acessamos o aplicativo ou que navegamos nele. Não tem nada de número de conta ou histórico de transferências.

É fato que o Facebook se beneficia desses dados para, principalmente, enviar anúncios relevantes para você. Com isso, aumenta a chance de cliques nos anúncios e, claro, atrai anunciantes. Porém, não tem nada de acesso à sua conta bancária. Fica ao seu critério desativar ou não o recurso.

Resumindo: a história que aponta que o Facebook tem acesso a todos os seus dados da conta bancária é falsa. Apesar de o vídeo que viralizou ensinar algo interessante, a denúncia de que sua senha ou informações pessoais estão em risco é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: