Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Elon Musk reativou a conta de Donald Trump no Twitter, mostra vídeo #boato

Elon Musk reativou a conta de Donald Trump no Twitter, mostra vídeo #boato

Vídeo mostra Elon Musk reativou a conta de Donald Trump no Twitter, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o momento em que Elon Musk reativou a conta de Donald Trump no Twitter (que escrever your favorite president is back).

Com as fake news sendo entendidas como um problema real (algo que não é de hoje que já falamos), muitas redes sociais resolveram tomar, por si só, atitudes para mitigar a questão. Um dos casos mais emblemáticos foi o banimento do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump de plataformas como o YouTube, Facebook e Twitter. Isso ocorreu no ano passado, mas o assunto voltou a ser debatido agora.

Com a compra de ações do Twitter por parte de Elon Musk (homem mais rico do mundo e conhecido por “defensor do debate livre”), muitas pessoas passaram a circular mensagens que apontavam que o dono da Tesla e da Space X teria acabado com o banimento a Trump. No meio disso, um vídeo começou a circular na internet.

Nas imagens, o perfil de Trump começa a digitar a frase “your favorite president is back” no Twitter enquanto Elon Musk e sua suposta equipe da rede social comemoram emocionados a volta do ex-presidente dos EUA. Leia algumas das versões que circulam online (vimos a maioria das postagens no Twitter) e assista ao vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: Depois que Elon Musk se tornou o maior acionista do Twitter (9,2%), ele gravou o momento exato em que devolveu a conta do ex-presidente Donald Trump. Que havia sido banido da rede, na fraudulenta campanha eleitoral dos EUA. Versão 2: Será que @ElonMusk irá colocar o twitter de Donald Trump de volta? Agora ele tá mandando…

Vídeo mostra Elon Musk reativou a conta de Donald Trump no Twitter?

O vídeo se espalhou com muita força na internet e deixou alguns fãs de Donald Trump (sim, eles existem) animados. Porém, não é verdade que Elon Musk reativou a conta do ex-presidente do EUA no Twitter e tampouco gravou um vídeo “emocionado”.

Na realidade, a tese é mais uma das teorias de grupos radicais dos EUA que acabou se espalhando por aqui. Não é de hoje que histórias do tipo se espalham na internet. Podemos citar como exemplo diversas histórias que apontavam para a “fraude nas eleições dos EUA” (como você pode ver aqui, aqui e aqui).

Assim como nos outros casos, a história foi tirada “do nada”. Na realidade, as imagens do “tuíte” de Donald Trump são, na realidade, uma montagem. Como é possível ver no perfil @realDonaldTrump, a conta continua suspensa.

Já a parte de Elon Musk e a equipe celebrando foi cortada deste vídeo do National Geographic que contou como foi o lançamento da Falcon 9 pela SpaceX, empresa de Musk. Você pode ver o vídeo original abaixo.

Ao buscar por notícias sobre a “volta de Trump” ao Twitter, encontramos duas informações. A primeira era um burburinho de que a compra das ações por parte de Elon Musk poderia, de fato, significar a volta do ex-presidente dos EUA à rede social. A segunda foi do próprio Twitter negando que a conta havia sido reestabelecida.

Resumindo: o vídeo que circula online e mostra o que seria Elon Musk e a equipe comemorando a volta de Donald Trump ao Twitter é falso. Ele não passa de uma montagem e as cenas são de situações distintas ao imbróglio do ex-presidente dos EUA e a rede social.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: