Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Elon Musk está dando bitcoins de graça #boato

Elon Musk está dando bitcoins de graça #boato

Boato – O bilionário Elon Musk, fundador da Tesla está dando bitcoins de graça.

Então você ficou sabendo de uma suposta notícia dizendo que o bilionário Elon Musk estaria supostamente distribuindo bitcoins de graça por aí? Apesar de não duvidar da capacidade financeira de Elon para tal, é, no mínimo, estranho pensar nessa possibilidade.

Junte isso ao fato de 1 Bitcoin valer milhares de reais, e então temos uma notícia de caráter bem duvidoso, para dizer o mínimo. Tudo começou com muitas pessoas, sobretudo em países de língua inglesa, recebendo e-mails com convites para participar do chamado “Elon Musk Club”. O objetivo deste artigo é clarificar os fatos acerca desta notícia.

A campanha fraudulenta de e-mail de spam foi usada para promover a suposta última oferta de criptomoeda envolvendo Elon Musk, que é muito bem visto no mundo das criptomoedas. Conforme relatado por algumas mídias americanas, esse novo golpe de oferta de criptomoeda está sendo referido como “Fundo de Ajuda Mútua Elon Musk” ou “Clube do Elon Musk”.

Elon Musk está dando bitcoins de graça?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Detectar fake news não é uma tarefa fácil. Porém, no caso em questão envolvendo nosso querido fundador da Tesla, foi, digamos, “simples”. Isso porque embora a maioria dos golpes de criptomoeda use plataformas de mídia social para atingir vítimas em potencial, os criminosos escolheram usar o e-mail para promover este último golpe de brindes com o tema Elon Musk. 100% destes e-mails não foram enviados por Musk, o que por si só, já sana nossa dúvida. Sim, a notícia é fake.

E aqui vamos te mostrar realmente o que aconteceu: Os e-mails enviados para as vítimas em potencial desse golpe foram feitos com um certo desleixo, contando com assuntos e mensagens não descritivas. Ainda, incluíam um anexo em HTML que dizia “Get Free Bitcoin” ou “Elon Musk Club”.

O próprio anexo contém uma única linha de código para redirecionar o navegador de um usuário a um site que finge ser o próprio Elon com a promessa de enviar valores de 0,001 (cerca de 200 reais) até 0,055 (quase 13 mil reais) Bitcoin a todos os usuários que participarem. Os criminosos ainda editaram uma foto de uma matéria da BBC e a fizeram circular, a fim de que a notícia fosse ainda mais crível. Aqui você pode ver a imagem da Fake News do Elon Musk.

Em quase 100% das vezes, ninguém vai te dar Bitcoin de graça. Se nem o Elon Musk que tem dinheiro para mais de 100 gerações está realmente fazendo isso, não será uma pessoa normal que irá. Aprenda e Saiba mais sobre como Investir em Criptomoedas para evitar de cair em golpes, e para aumentar seu patrimônio com criptomoedas!

Embora esses tipos de golpes sejam fáceis de detectar para quem tem olhos treinados, muitos usuários continuam a se cair nesses golpes, pois o fascínio pela ideia de ganhar Bitcoin de graça é muito alto. E houve pessoas que caíram no golpe das criptomoedas que usou o nome e imagem de Musk.

O mais notável – e triste – foi de um cidadão que reportou à BBC que caiu no golpe, e perdeu a quantia de 10 bitcoin, que equivale a uma quantia literalmente milionária em reais. Basicamente, o usuário viu Tweets do perfil oficial de Musk, e ao expandir para ler comentários, se deparou com perfis fakes, mas muito parecidos com o do original, que ofereciam o golpe.

A conclusão que tiramos com estas notícias é que devemos sempre desconfiar, e ter um olhar cirúrgico para detectar fake news. Desconfie de tudo, ainda mais de promessas mirabolantes prometendo dinheiro grátis, e outras coisas do gênero. Use as dicas fornecidas no artigo, e aprenda com o erro dos outros para que amanhã não seja você a pessoa a chorar pelo dinheiro perdido!