Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Compartilhe mensagem para fazer bypass do Facebook e fugir de novo algoritmo #boato

Compartilhe mensagem para fazer bypass do Facebook e fugir de novo algoritmo #boato

Compartilhe mensagem para fazer bypass do Facebook e fugir de novo algoritmo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Compartilhe um alerta sobre novo algoritmo do Facebook para fazer o bypass e pode enviar mensagens para mais de 25 pessoas.

Não é de hoje que mensagens que falam sobre “sistemas mirabolantes do Facebook” fazem sucesso na própria rede social. Já teve mensagem denunciando “aviso de privacidade”, monitoramento de mensagens e algoritmo. A última história também fala em algoritmo.

A mais nova mensagem que circula online fala que, para fazer o “bypass” (seja lá o que isso signifique) do Facebook, seria preciso compartilhar uma mensagem que alerta que “apenas 25 pessoas teriam acesso às duas postagens” aos amigos da rede social. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

Bem, finalmente consegui !! Obrigado a todos por me dizerem como fazer o bypass. Eu me perguntei onde todos estiveram! É bom saber: é ridículo ter tantos amigos e apenas 25 têm permissão para ver minhas postagens. Ignorei esses posts antes, mas FUNCIONA!! Obrigado pela dica para contornar o Facebook … Agora tenho um perfil totalmente novo. Eu vejo postagens de pessoas que não vi mais. O novo algoritmo do Facebook escolhe as mesmas pessoas – cerca de 25 – que verão suas postagens. Mantenha o dedo em qualquer lugar desta postagem e clique em “copiar”. Vá para a sua página onde diz “o que está em sua mente”. Toque com o dedo em qualquer lugar do campo vazio. Clique em colar. Isso vai contornar o sistema. Olá, novos e velhos amigos, Olá! POR FAVOR, DIGA OLÁ SE VOCÊ VER ISTO

Compartilhe mensagem para fazer bypass do Facebook e fugir de novo algoritmo?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O que não faltaram foram mensagens apontando para o suposto “truque” na rede social. Porém, a informação que fala sobre “bypass” no Facebook não só é falsa como também já foi desmentida algumas vezes (a única diferença era a troca do termo em inglês por “contornar o sistema”). Leia:

Quem acompanha o Boatos.org sabe que sempre citamos as “cinco características de uma notícia falsa”: ser vaga, alarmista, com erros de ortografia, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Esse texto que circula online é quase um “modelo” de como são escritas essas balelas. Ele consegue “preencher” todos os requisitos de um “bom boato”.

Já ciente de que o texto tem as principais características de uma fake news (e só por isso não mereceria ser compartilhado), resolvemos buscar por mais informações a respeito do assunto. Foi aí que confirmamos o óbvio: o Facebook não limita os posts para 25 pessoas e nem “colar a mensagem” vai ajudar em nada.

Essa tese da limitação, que já foi utilizada em outras mensagens falsas (como a que o Instagram limitou o alcance para 7% dos amigos), foi negada pelo próprio Facebook quando o boato circulou em inglês (sim, ele não surgiu no Brasil).

De acordo com essa matéria do CNET, o Facebook reforçou que o feed de notícias é definido pela relevância dos posts para as pessoas e não há limite para 25 pessoas. A matéria ainda aponta que a balela surgiu após o Facebook anunciar que a rede social faria com que posts de amigos ganhassem mais força do que posts de páginas.

A tese de que “copiar e colar” uma mensagem ajudaria ao usuário ter acesso a mais atualizações também é falsa. O primeiro ponto é que mensagens como essa não têm muito peso em redes sociais (algumas são até classificadas como spam). O segundo é que a forma certa de configurar o seu feed de notícias não está em postar “uma mensagem padrão” e sim clicando nas configurações do feed de notícias (no desktop, você clica nos “três pontos” do lado do nome feed de notícias e depois em “editar preferências).

Resumindo: a história que fala em “bypass”, novo algoritmo do Facebook e pede o compartilhamento de uma mensagem não só é falsa como também já foi desmentida no Boatos.org em outra oportunidade. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK