Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Carro explode em posto de gasolina porque crianças estavam brincando com o celular #boato

Carro explode em posto de gasolina porque crianças estavam brincando com o celular #boato

Carro explodiu em posto de gasolina porque crianças estavam brincando com o celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra um carro pegando fogo em um posto de gasolina. Explosão ocorreu porque crianças estavam brincando com o celular no banco de trás do veículo.

Não podemos negar que o smartphone é uma das maiores invenções (para o bem e para o mal) do Século XXI. É inegável também que o aparelho tem muitas utilidades para todas as idades e que, justamente por ser algo relativamente recente, seu uso ainda desperta dúvidas.

Uma delas apareceu após uma mensagem começar a circular na internet. Junto a um vídeo de um automóvel pegando fogo em um posto de gasolina, o texto aponta que a explosão foi motivada pelo aparelho celular que estava sendo utilizado pelas crianças que estariam no banco traseiro do veículo A mensagem diz exatamente o seguinte: “As crianças estavam brincando com o celular no banco traseiro enquanto o pai enchia o tanque na bomba de gasolina. Por favor compartilhe com todos os seus contatos, porque quase todos nós fazemos isso.”.

Carro explodiu em posto de gasolina porque crianças estavam brincando com o celular?

É claro que o alerta apavorou muita gente por aí. Mas será mesmo que o estopim da tal explosão foi o telefone celular das crianças? Não, não foi. Na realidade, desmentimos a mesma história lá pelos idos de 2017. Na ocasião, o vídeo estava sendo acompanhado de um áudio. Como a argumentação da época vale para hoje, relembre o que foi dito:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Antes de falar do caso em si, devemos alertar para o que sempre falamos: a mensagem tem todas características de boatos online: tem informações vagas, caráter alarmista, erros de português, pedido de compartilhamento e não foi divulgada em nenhum meio de comunicação sério. Sempre que você vir estes elementos em um texto, desconfie.

Infelizmente, o vídeo é real. Mas descobrimos que a história não tem nada a ver com o que está descrito. O caso aconteceu em abril deste ano [2017], na cidade de São Gonçalo (RJ). Uma pessoa morreu e três ficaram feridas. Na ocasião, um carro que estava sendo abastecido com GNV explodiu devido a problemas no cilindro que fazia o abastecimento.

Resumindo: como vocês viram, esse alerta que está circulando na internet é falso. Além de não existir comprovação de que celulares causam explosões em postos de gasolina, o vídeo não mostra um acidente causado por causa de crianças que estavam jogando em um smartphone.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/31veiMZ