Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Carrefour faz doação de 700 sofás para quem comentar foto no Facebook #boato

Carrefour faz doação de 700 sofás para quem comentar foto no Facebook #boato

Carrefour faz doação de 700 sofás para quem comentar foto no Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Carrefour está fazendo uma campanha solidária e doando 700 sofás para quem abrir foto no Facebook, comentar e deixar seus dados pessoais em um site.

Há alguns dias, o Boatos.org descobriu um novo tipo de promoção falsa que está circulando na internet: o da publicação no Facebook que fala de grandes doações por parte de empresas e aponta para um site dos mais suspeitos. Na história de hoje, a empresa citada é o Carrefour (timing péssimo, hein golpistas).

De acordo com mensagens que circulam na internet, o Carrefour resolveu fazer a doação de 700 sofás (em um das versões que vimos eram 1.400 sofás). Para ganhar, a pessoa teria que “abrir” uma foto no Facebook, compartilhar o link e entrar em um site. Leia as mensagens que circulam online:

Versão 1: DOAÇÃO DE 700 SOFÁS Campanha Solidária da Carrefour em apoio a famílias de todo o Brasil! Acreditamos que a união traz a força, devemos nos unir para ajudar um ao outro em um momento tão difícil para todos nós! Em um iniciativa solidária estaremos liberando +10 KITS para doação a cada 100 compartilhamentos nesta publicação. Para efetuar o resgate do seu Sofá basta clicar no link abaixo [site]

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: DOAÇÃO DE 1400 SOFÁS Campanha Solidária do CARREFOUR em apoio a famílias de todo o Brasil! Como funciona? Nossa equipe entrará em contato com os participantes que conseguirem COMENTAR “SOFÁ” sem serem interrompidas por outros participantes, portanto para participar basta COMENTAR “SOFÁ” letra por letra, se conseguir nossa equipe enviará uma mensagem para você de imediato para que possa lhe enviar a premiação. (ABRA A FOTO PARA COMENTAR! Seu comentário só será válido se não for interrompido) Exemplo de comentário da campanha: SOFÁ CAMPANHA VÁLIDA PARA TODO BRASIL! Esta é uma campanha exclusiva da Carrefour Brasil, uma inciativa solidária de ajudar o país em um momento tão difícil para todos nós! Fique em casa, previna-se e cuide da sua saúde

Carrefour está fazendo doação de 700 sofás para quem comentar foto no Facebook?

A mensagem se espalhou com muita força por aí, acumulou compartilhamentos e, principalmente, comentários. Porém, não é verdade que o Carrefour está fazendo uma doação de sofás e a “doação” por parte do site em questão é, no mínimo, suspeita.

Na realidade, trata-se de uma promoção falsa com todos os passos “planejados”. Funciona da seguinte forma: golpistas inventam uma promoção qualquer (quanto mais absurda melhor) em uma página falsa e pede que as pessoas compartilhem e comentem na imagem para que a publicação ganhe engajamento. A partir daí, as possibilidades são muitas.

A primeira é “aproveitar” a página com muito engajamento para, posteriormente, a vendê-la. A segunda (que parece ser o caso) é promover um site falso de vendas. A desconfiança aumenta quando, ao entrarmos no site linkado no post do Facebook, chegamos a um e-mail de contato falso, um CNPJ (provavelmente “catado” da internet) de um serviço que nada tem a ver com vendas e a “oferta” de sofás por R$ 0 (suspeitíssimo, não?). Isso sem contar que o site “linkado” não tem qualquer relação com o Carrefour.

Só por desencargo, resolvemos procurar nas redes sociais do Carrefour qualquer informação sobre a doação de sofás por parte da empresa. Como era de se imaginar, nada encontramos. Todas as últimas publicações estão relacionadas com a morte de João Alberto Freitas em uma unidade da rede em Porto Alegre (RS).

Resumindo: a história que aponta que o Carrefour está dando sofás para quem compartilhar e comentar em uma foto no Facebook é falsa. Além de o site linkado na mensagem ser dos mais suspeitos (com direito a informações falsas e ofertas absurdas) e não ter nada a ver com a marca, não há nada sobre a tal doação nas páginas oficiais da rede de supermercados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK