Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Lojas dão camisetas do Outubro Rosa contra o câncer de mama grátis no WhatsApp #boato

Lojas dão camisetas do Outubro Rosa contra o câncer de mama grátis no WhatsApp #boato

Boato – As maiores lojas do Brasil estão distribuindo gratuitamente camisetas da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama, em site no WhatsApp.

Ontem, a gente informou que os boatos eleitorais estão dominando a nossa pauta aqui no site. 24 textos sobre eleições depois, a gente conseguiu mudar de tema. Mas não ache que vamos tratar de algo “revolucionário”. Na verdade, a pauta também é bem manjada por aqui: os golpes dos brindes grátis no WhatsApp.

Nas últimas horas, duas postagens de “ofertas” começaram a circular no aplicativo e enganaram muitas pessoas. A que vamos tratar no momento fala da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.

De acordo com uma mensagem que circula no WhatsApp, as “principais lojas do Brasil” resolveram distribuir camisetas da campanha Outubro Rosa gratuitamente para usuários no WhatsApp. Para ganhar só seria preciso entrar em um site (na nossa versão, vimos o site campanhadobem.site) e “resgatar” a camiseta. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

As maiores lojas do Brasil se juntaram neste *mês de outubro na campanha contra câncer de mama* e estão distribuindo gratuitamente *camisetas* para apoiar esta causa. Para resgatar a sua entre [site].

Lojas dão camisetas do Outubro Rosa contra o câncer de mama no WhatsApp?

Parece que o brasileiro é um povo que adora brindes no WhatsApp (muitos também gostam de vagas de emprego). A prova disso é que a mensagem pipocou no nosso WhatsApp com força. Mas será mesmo que a informação procede? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao bater o olho na mensagem, já sabíamos do que se tratava. Os erros de português na mensagem e no site, as informações vagas (que sequer falam o nome das lojas) e o modus operandi já nos denunciam o golpe.

Acontece sempre da seguinte forma: um link com uma oferta aparece em uma mensagem no WhatsApp. Você clica no link, entra em um site, responde a três perguntas e no final é incentivado a compartilhar o link com 10 amigos no WhatsApp. Ao final, você fica sem o brinde e corre o risco (ao dar permissão para o site acessar o seu WhatsApp) de ter dados pessoais roubados.

Só para confirmar, fomos procurar por qualquer campanha de distribuição das tais camisetas. Como desconfiávamos, nada encontramos. A de se supor que uma ação como essa seria publicada nos sites das “maiores lojas do Brasil” e também viraria notícia em algum lugar. Não achamos nenhum dos dois.

Resumindo: a história que aponta que as maiores lojas do Brasil estão dando camisetas do Outubro Rosa, campanha contra o câncer de mama, de forma gratuita no WhatsApp é falsa. É mais um boato que circula no aplicativo como isca para golpes contra internautas mais incautos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.