Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Camisa Lula Presidente está disponível grátis em site no WhatsApp #boato

Camisa Lula Presidente está disponível grátis em site no WhatsApp #boato

Boato – Estão dando camisas Lula presidente e Lula Livre em um site. Para ganhar, só é preciso compartilhar o link no WhatsApp.

Há algumas horas, o Boatos.org escreveu um texto falando de um golpe que usava como isca camisetas de Jair Bolsonaro. Ao final do texto, fizemos um alerta para quem pensar em tentar ligar o boato à inteligência dos eleitores de A ou B. Isso porque agora vamos falar de uma história quase idêntica. Só que, dessa vez, as camisetas são de Lula.

Circula no WhatsApp uma mensagem que aponta que estão dando camisetas “Lula presidente” gratuitamente. Para ganhar, só é preciso entrar em um site (na nossa versão, vimos a página promog.net), responder a algumas perguntas e compartilhar o link com os amigos no WhatsApp. Leia a mensagem que circula online:

Mensagem no WhatsApp: Pessoal, acabei de ganhar uma camisa personalizada do Presidente Lula! Tá disponível no feminino e masculino!! Para ganhar também basta acessar: [site] Texto do site: Camisetas grátis Lula Livre. Escolha a seguir o modelo da sua preferência para recebê-lo em sua casa! PREENCHA SEUS DADOS CORRETAMENTE: NOME DO DESTINATÁRIO ENDEREÇO CIDADE/ESTADO

Camisa de Lula está disponível grátis em site no WhatsApp?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Da mesma forma que os “fãs de Bolsonaro” saíram compartilhando a mensagem no WhatsApp atrás de uma camiseta de candidato, os fãs de Lula fizeram o mesmo. E, assim como os fãs de Bolsonaro, os fãs de Lula estão sendo enganados. Vamos aos fatos.

A explicação entre o caso “camisa do Bolsonaro” e o caso “camisa de Lula” é a mesma. Sendo assim, vamos colocar aqui exatamente o que explicamos no nosso último texto. Confere aí:

O principal ponto de tudo isso está no modus operandi da “oferta”. O enredo segue o mesmo de tantos outros golpes online. Uma mensagem “irresistível” circula no WhatsApp, a pessoa tem que entrar em um site, responder a algumas perguntas e, no final, compartilhar um link com amigos. Depois de fazer tudo isso, ela não ganha nada.

O máximo que pode ganhar é um vírus no celular ou um “roubo de dados”. A prova disso está na análise que fizemos do site no serviço Vírus Total. De acordo com o Kaspersky, a página é de phishing. Lê aí.

Já temos as principais evidências de que a história é um golpe online. Mas só por desencargo, fomos verificar mais dois detalhes que derrubam a tese. O primeiro foi que não encontramos nenhuma fonte confiável que endosse a “oferta de camisetas grátis”. Se, de fato, fosse uma ação de marketing, seria facilmente encontrada.

O segundo ponto é que a prática de distribuição de camisetas por parte de candidatos a cargos eletivos é considerada uma irregularidade passível de multa. Veja o que diz esse artigo do Portal Brasil sobre crimes eleitorais:

A legislação proíbe diversas outras condutas na propaganda eleitoral, tais como a realização de showmício, utilização de outdoors, propaganda antecipada, distribuição de camisetas, etc. Mesmo não sendo consideradas crimes, são irregularidades que serão julgadas pela Justiça Eleitoral e poderão estar sujeitas à aplicação de multa para o candidato ou partido político.

Resumindo: a história que aponta que estão dando camisetas do Lula Presidente (ou Lula Livre) em um site dos mais estranhos é falsa. Não entre na página e não compartilhe o link. Trata-se apenas de mais um golpe que circula online.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.