Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Ataque virtual começou há duas horas e deve atingir o Brasil hoje #boato

Ataque virtual começou há duas horas e deve atingir o Brasil hoje #boato

Boato – Ataque virtual começou há duas horas na Rússia, Ucrânia, Turquia, Alemanha e está chegando no Brasil hoje. Cuidado com o download da última versão do Adobe Flash Player. 

A internet é uma faca de dois gumes. Nela é possível encontrar o melhor e o pior de todas as coisas. Enquanto conseguimos encontrar diversas informações valiosas na web, há também diversas ameaças online. E um texto sobre uma delas está circulando online.

Começou a circular na internet um alerta de que um ataque virtual deveria atingir o Brasil hoje. De acordo com o texto, o ataque “começou duas horas atrás na Rússia, Ucrânia, Turquia, Alemanha e assim como o último ataque global, deve atingir o Brasil”. O alerta aponta ainda que “o ataque começa quando você recebe uma mensagem oferecendo uma atualização do software Adobe Flash Player”. Confira:

Ataque virtual começou há duas horas em diversos países e está chegando no Brasil hoje, diz boato.
Ataque virtual começou há duas horas em diversos países e está chegando no Brasil hoje, diz boato.

Ataque virtual começou há duas horas e deve atingir o Brasil hoje?

É claro que o alerta viralizou na internet. Mas será mesmo que um ataque virtual começou há duas horas e deve atingir o Brasil hoje? A resposta é não. Vamos aos porquês. O primeiro ponto que desmonta a farsa está no próprio boato. Isso mesmo! Se você estivesse atento, teria notado que as matérias que estão junto ao alerta já mata a charada. Isso porque a notícia, divulgada pelo portal da BBC, é de outubro de 2017.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Acontece que, de fato, a história do Ransomware, batizado de Bad Rabbit ou Petya, chamou atenção. Porém, a ameaça foi solucionada antes mesmo de, como aponta a mensagem, chegar ao Brasil “entre hoje e amanhã”.

Em 2017, o software malicioso afetou os sistemas de sites de mídia russos, um aeroporto na Odessa da Ucrânia e um sistema de metrô em Kiev. Na época, também ocorreu ataques semelhantes na Turquia e Alemanha. De acordo com a Eset, o vírus se espalhou através de uma falsa atualização do Adobe Flash Player. Dito isso, saiba que o pesquisador da Cybereason, Amit Serper, desenvolveu uma vacina e o vírus parou de se espalhar. Ou seja, a ameaça está desatualizada.

Nem precisamos dizer que essa não é a primeira vez que aparecem notícias antigas com o bônus “hoje”. Aliás, essa é uma prática comum no mundo da boataria. Foi assim na história da Anna Laura desaparecida desde hoje de manhã, no acidente da rodovia Rio-Santos com diversos carros hoje e na tempestade solar que vai chegar hoje à Terra.

Antes de concluir, vale esclarecer que mesmo com o vírus desatualizado, nunca, em hipótese alguma, atualize o Adobe Flash Player em sites não-oficiais. Afinal, outros vírus podem estar à espreita.

Resumindo: a história de que um ataque virtual começou há duas horas e deve atingir o Brasil hoje é falsa. Ou seja, se você receber essa mensagem não compartilhe, ou melhor, diga que é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.