Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Assine petição pelo fechamento do STF compartilhando link no WhatsApp #boato

Assine petição pelo fechamento do STF compartilhando link no WhatsApp #boato

Assine petição pelo fechamento do STF compartilhando link no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Entre no site petiçãopublica.org, assine uma petição pelo fechamento do STF e compartilhe um link com amigos no WhatsApp. Você vai conseguir muito com isso.

É fato que os golpes estão inundando o WhatsApp. Mesmo com iniciativas como a de diminuir o compartilhamento de mensagens, o aplicativo ainda está cheio de textos com links para sites do tipo “compartilhe para ganhar”. O último deles fala de uma petição absurda.

De acordo com uma mensagem que circula online no aplicativo, é preciso assinar uma petição para que o STF seja fechado. Para tanto, é preciso entrar em um site chamado petiçãopublica.org, assinar e compartilhar um link com amigos no aplicativo. Leia a mensagem que circula online:

Atenção: cuidado com petições falsas que circulam no WhatsApp

Vamos todos assinar. FORA STF! Vamos contrubuir para o fechamento desse órgão que só beneficia corruptos! O Brasil precisa de uma reforma URGENTE! Assinem a petição, vamos chegar a 10 milhões de assinaturas. Chega de defender corrupto! PETICAOPUBLICA.ORG Petição pelo fechamento do STF! Chega de defender corrupto!

Assine petição pelo fechamento do STF compartilhando link no WhatsApp?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem se espalhou muito pelo WhatsApp (principalmente entre os mais radicais). Mas será mesmo que é assinando a tal petição e compartilhando um link com amigos no WhatsApp que você vai ver o fechamento do judiciário no Brasil? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, já sabíamos do que se tratava. O tal pedido para “fechar o STF” veio de um site falso de petições. De lá, já vieram outras pérolas como “o pedido de fechamento do Congresso”, “fim da concessão da Globo”, “impugnação da candidatura de Bolsonaro” etc.

Em todos os casos, sabe o que acontece? Mesmo que você siga todos os passos, nada acontece no final. Mais do que isso: você pode ter dados roubados. Só para você ter ideia, o próprio serviço de antivírus do nosso computador não deixou o site ser aberto. Tá bom pra você?

Vale dizer que uma pauta como essa de fechamento do STF não conseguiria ir para frente. O “fechamento” de um dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) “do nada” caracteriza um golpe de Estado e é inconstitucional.

Resumindo: a história que aponta que você precisa assinar uma petição e compartilhar o link de um site para que o STF seja fechado é falsa. Não passa de mais um golpe que, de certa forma, só serve para roubar dados de internautas. Não acredite nisso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2yOF9Hf