Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > “Argentina está fazendo isso” é um vídeo que desliga o telefone em 10 segundos, diz CNN #boato

“Argentina está fazendo isso” é um vídeo que desliga o telefone em 10 segundos, diz CNN #boato

“Argentina está fazendo isso” é um vídeo que desliga o telefone em 10 segundos, diz CNN, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Eles vão começar a circular um vídeo chamado “Argentina está fazendo isso”. Não abra o arquivo porque a CNN alertou que ele desliga o telefone em 10 segundos.

Quem acompanha o Boatos.org já conhece aquele clássico fake do “vídeo que formata o seu celular e rouba seu WhatsApp”. Hoje, vamos falar novamente de um boato que surgiu no início da pandemia da Covid-19 e voltou a circular.

De acordo com a mensagem que circula online, “eles” (não sabemos quem) estão enviando um arquivo chamado “Argentina está fazendo isso”. O vídeo seria um vírus que desliga o celular em 10 segundos. Mais do que isso, a mensagem aponta que a CNN também fez o alerta. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Eles vão começar a circular um vídeo no WhatsApp que mostra como a curva Covid19 está se achatando na Argentina. O arquivo se chama “Argentina está fazendo isso”, não o abra ou veja, ele desliga o telefone em 10 segundos e não pode ser parado de forma alguma. Passe as informações para sua família e amigos. Agora eles também disseram isso na CNN.

CNN disse que “Argentina está fazendo isso” é um vídeo que desliga o telefone em 10 segundos?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Por incrível que pareça, a mensagem se espalhou muito no WhatsApp e deixou muita gente assustada. Mas será mesmo que esse alerta sobre “Argentina” e vídeo que desliga o seu celular é real? Não só é falsa como também se trata de um boato já desmentido no Boatos.org. Por isso mesmo, vamos relembrar o que foi escrito.

Quando nos deparamos com a mensagem já sabíamos do que se tratava. Isso porque essa mesma estrutura de mensagem já foi utilizada em diversos boatos. A única coisa que muda nela é “o vídeo ameaçador”. Já teve história falando de Mariana e a caneca, dança do papa, Lula preso, ventiladores cancerígenos, carnaval de pipoca e tantos outros. Já fizemos até um vídeo “genérico” sobre o assunto:

Como falamos no vídeo, não há como hackear o WhatsApp com base em um arquivo de vídeo. A única forma viável seria se o tal vídeo estivesse em um link. O que, assim como em tantos outros casos, não acontece com o exemplo “Argentina está fazendo isso”.

Só por desencargo, resolvemos procurar a respeito do que a Argentina estaria fazendo em relação ao novo coronavírus. Achamos algumas ações econômicas (como proibir demissões), políticas de isolamento e uma curva de infecção (na teoria) mais suave do que o Brasil (levando em conta que se trata de um país menor e com menos população do que o nosso).

Voltamos só para falar de um detalhe “extra” que surgiu na versão de hoje da mensagem. Ao contrário do que aponta o texto, a CNN não fez alerta algum sobre o assunto. Procuramos por referências no site da emissora e nada encontramos. Vale dizer que não é a primeira vez que o nome da CNN é utilizado neste tipo de alerta falso. Já desmentimos (há muito tempo) alertas falsos sobre “atualização do Windows Live” e um vírus “brasileiro idiota”. Nos dois casos, o nome da emissora era utilizado indevidamente.

Resumindo: a história que aponta que há um vírus chamado “Argentina está fazendo isso”, que a CNN fez um alerta e que seu celular vai ser apagado em 10 segundos é falsa. Não passa de mais um alerta falso que circula no WhatsApp.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Confira também: 4 fake news sobre a Argentina que viralizaram na pandemia