Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Amanhã começa a nova regra do Facebook e publicações podem ser usadas em julgamentos #boato

Amanhã começa a nova regra do Facebook e publicações podem ser usadas em julgamentos #boato

Amanhã começa a nova regra do Facebook e publicações podem ser usadas em julgamentos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Amanhã começa a nova regra do Facebook em que publicações podem ser usadas em julgamentos contra você. Para evitar isso, você deve compartilhar um post falando que não dá permissão.

E lá vem a mesma história de novo. Em meio a projetos de lei (como o chamado projeto “das fake news”) que impõem que redes sociais armazenem dados de internautas e entreguem relatórios, uma velha corrente (em uma nova versão) está circulando no Facebook.

De acordo a mensagem, a rede social teria uma “nova regra” a partir de amanhã. O texto aponta que, agora, todas as publicações dos usuários poderão ser utilizadas em julgamento e que a única forma de evitar isso seria compartilhando uma mensagem. Leia o texto que está circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

LEMBRE-SE, AMANHÃ COMEÇA A NOVA REGRA DO FACEBOOK! LEMBRE-SE DE QUE O PRAZO É HOJE! TODAS AS SUAS PUBLICAÇÕES PODEM SER USADAS EM JULGAMENTOS CONTRA VOCÊ. TUDO O QUE VC PUBLICOU PODE SER USADO A PARTIR DE HOJE, E ATÉ MSGS REMOVIDAS. NÃO CUSTA NADA ALÉM DE UM SIMPLES COPIAR/COLAR. É MELHOR TER CERTEZA DO QUE SER INCOMODADO. NÃO DOU PERMISSÃO AO FACEBOOK NEM A NENHUMA ORGANIZAÇÃO ASSOCIADA AO FACEBOOK PARA USAR AS MINHAS IMAGENS, INFORMAÇÕES, MENSAGENS REMOVIDAS, ARQUIVOS , ETC. NÃO QUERO QUE USEM O MEU FACEBOOK!!!!! COLOQUE UM OK NA MENSAGEM, SE VC LEU! Ok!

Amanhã começa a nova regra do Facebook e publicações podem ser usadas em julgamentos?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente compartilhou a informação por aí e achou que estaria seguro apenas por colocar a corrente na timeline. Se você é uma dessas pessoas, temos uma má notícia: colocar o texto na sua linha do tempo não vai fazer você ficar imune de responder pelo que publica e tampouco o Facebook vai mudar a regra “amanhã”.

Na realidade, esse tipo de texto é apenas mais uma versão de um dos tipos de boatos mais clássicos que circulam na internet. Já desmentimos essa história de “novas regras do Facebook + não autorizo publicando uma corrente” algumas vezes aqui no Boatos.org.

Um texto muito parecido com esse foi uma das primeiras publicações da história do Boatos.org, lá em 2013. Em 2016, tivemos que desmentir por duas vezes a mensagem (aqui e aqui). Em 2019, também desmentimos por duas vezes a mesma história (uma delas circulou pelo Instagram).

A explicação de hoje não muda muito em relação a de outrora. Na realidade, a mensagem em questão (que, por sinal, tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis) não faz com que você deixe de responder pelo que você publica na internet.

Ontem, hoje e sempre, você vai ser responsável pelo que posta e, sim, publicações podem ser usadas em processos judiciais. Como aponta essa publicação, postagens em redes sociais podem ser instrumentos probatórios para investigações sobre fraudes, crimes contra a honra ou outros. Ou seja: não é publicando uma corrente que você vai evitar isso.

Mesmo com tudo isso, resolvemos buscar por mais detalhes a respeito do assunto. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito de qualquer orientação do Facebook para que as pessoas publiquem um mesmo texto na timeline.

Resumindo: a história que aponta que o Facebook vai mudar as regras “amanhã” e que você pode evitar responder na Justiça pelo que posta publicando um texto na rede social é falsa. Não passa de mais um boato “clássico” que insiste em circular por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: