Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Algoritmo do Facebook mudou e só mostra publicações de 25 amigos #boato

Algoritmo do Facebook mudou e só mostra publicações de 25 amigos #boato

Boato – O Facebook mudou o seu algoritmo e agora só mostra atualizações de 25 pessoas. Para que você tenha acesso a mensagens de todos, copie e cole mensagem no seu mural.

Com base na nossa experiência de cinco anos de Boatos.org, podemos afirmar que, com o passar do tempo, as fake news, por assim dizer, se sofisticaram. A prova disso é que boatos como os que falavam sobre o “aviso de privacidade no Facebook” cada vez menos (fortunadamente) aparecem na internet. Porém, aparecer cada vez menos não significa acabar. A prova disso está na história na qual vamos tratar hoje.

Circula em timelines “Facebook afora” a informação de que a rede social tem um “novo algoritmo” no qual apenas atualizações de 25 amigos serão visualizadas. A mensagem aponta que há apenas uma forma de “quebrar isso”: copiando a mensagem e colando no seu “mural”. Leia o texto (praticamente uma joia similar aos textos do tempo em que fake news era hoax):

Confira o desmentido em vídeo

Queridos amigos do Facebook, Também eu me associo agora e mudo esse algoritmo do Facebook, pois noto que não vejo mais tantos posts dos meus amigos. Pode-se evitar ouvir sempre dos mesmos 25 amigos do fb e mais ninguém mais. Este post explica por que não vemos todos os posts dos nossos amigos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O Newsfeed só mostra, por último, publicações das mesmas cerca de 25 pessoas, porque o facebook tem um novo algoritmo. O sistema escolhe as pessoas que vão ler a tua publicação. No entanto, eu gostaria de escolher para mim mesmo. Por isso que eu quero te pedir um favor: Se você ler esta mensagem, me escreva um breve comentário, um “oi”, um adesivo, o que quiser, assim você vai aparecer no meu feed de notícias. Caso contrário, o facebook escolhe a quem me mostrar e eu não preciso de facebook para escolher os meus amigos!

Não hesites em copiar este texto e publicar na tua parede, para que tenhas mais interação com todos os teus contactos e consigas contornar o sistema à parte. Mantém o teu dedo em algum lugar neste post até “Copiar” aparece. Em seguida, clica em “Copiar”. Agora acesse a sua página e com “colar” você pode postar o texto então. Se você acabou de copiar e colar, você vai voltar a ver mais notícias dos seus amigos.”

Algoritmo do Facebook mudou e só mostra atualização de 25 amigos?

Muito bom! Em meio a tantas notícias falsas que se utilizam de distorções de notícias verdadeiras, áudios anônimos no WhatsApp e vídeo editados sem nenhuma referência, um boato como esse surge como “trabalho fácil” para quem faz fact-checking. Sim, a informação de 25 amigos na timeline do Facebook é falsa. Vamos aos fatos.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que sempre citamos as “cinco características de uma notícia falsa”: ser vaga, alarmista, com erros de ortografia, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Esse texto que circula online é quase um “modelo” de como são escritas essas balelas. Ele consegue “preencher” todos os requisitos de um “bom boato”.

Já ciente de que o texto tem as principais características de uma fake news (e só por isso não mereceria ser compartilhado), resolvemos buscar por mais informações a respeito do assunto. Foi aí que confirmamos o óbvio: o Facebook não limita os posts para 25 pessoas e nem “colar a mensagem” vai ajudar em nada.

Essa tese da limitação, que já foi utilizada em outras mensagens falsas (como a que o Instagram limitou o alcance para 7% dos amigos), foi negada pelo próprio Facebook quando o boato circulou em inglês (sim, ele não surgiu no Brasil).

De acordo com essa matéria do CNET, o Facebook reforçou que o feed de notícias é definido pela relevância dos posts para as pessoas e não há limite para 25 pessoas. A matéria ainda aponta que a balela surgiu após o Facebook anunciar que a rede social faria com que posts de amigos ganhassem mais força do que posts de páginas.

A tese de que “copiar e colar” uma mensagem ajudaria ao usuário ter acesso a mais atualizações também é falsa. O primeiro ponto é que mensagens como essa não têm muito peso em redes sociais (algumas são até classificadas como spam). O segundo é que a forma certa de configurar o seu feed de notícias não está em postar “uma mensagem padrão” e sim clicando nas configurações do feed de notícias (no desktop, você clica nos “três pontos” do lado do nome feed de notícias e depois em “editar preferências).

Resumindo: não tem nada desse papo de que só 25 amigos vão publicar na sua timeline. O seu feed do Facebook é definido pela relevância dos assuntos e não tem limite de pessoas para isso. Também é balela o pedido de “colar o texto no mural” para quebrar isso. A mensagem não passa de um boato (clássico) que circula na rede social.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.