Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Advogada Olga Nikolaevna alerta para golpe em mensagens de bom dia e números que clonam #boato

Advogada Olga Nikolaevna alerta para golpe em mensagens de bom dia e números que clonam #boato

Advogada Olga Nikolaevna alerta para golpe em mensagens de bom dia e números que clonam, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Figurinhas de bom dia possuem código phishing que pode roubar dados e números estranhos clonam número de celular. Em mensagem, advogada Olga Nikolaevna alerta para isso. 

Motivo de amor para uns e ódio para outros, o famoso “grupo da família” é um assunto polêmico. E se tem uma coisa que aparece de forma frequente (para não dizer diária) nesses espaços, essas são as mensagens de boas-vindas (bom dia, boa tarde, boa noite etc).

O mais impressionante é a enorme variedade desse tipo de mensagem. São fotos, stickers e gifs que nos fazem se perguntar por onde andaram nossas mães, tias e avós para conseguirem tanto material de boas-vindas? A verdade, talvez, nunca saibamos, mas que as figurinhas fazem o nosso dia melhor, isso é inegável (ou não).

Entretanto, uma história que está circulando nas redes sociais acendeu um sinal de alerta. De acordo com publicações, a advogada Olga Nikolaevna estaria alertando sobre golpes em mensagens de bom dia e também sobre números que clonam dados e roubam informações. Segundo o texto, as famosas figurinhas de bom dia estariam escondendo códigos de phishing. Ainda segundo a publicação, hackers poderiam acessar os dispositivos das pessoas após o envio das mensagens, roubando informações pessoais. A publicação também alerta para números desconhecidos que poderiam copiar dados e clonar o chip dos celulares. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Pra quem gosta de mandar fotos de bom dia! Bom Dia! Boa noite! Não envie essas mensagens “boas”. Hoje, Shanghai China International News enviou SOS a todos os assinantes (este é o terceiro lembrete) que os especialistas recomendam: não envie bom dia, boa noite, fotos e vídeos, etc. Os relatórios mostram que os hackers na China criaram as imagens, o vídeo é tão bonito que esconde os códigos de phishing dentro dele, quando todos enviam essas mensagens, os hackers usam seus dispositivos para roubar informações pessoais, como informações de cartões bancários e dados para descriptografar o telefone. Foi relatado que mais de 500.000 vítimas de fraude já foram enganadas. Se você quiser cumprimentar outras pessoas, escreva sua própria mensagem para proteger você, sua família e amigos. Importante! Exclua todas as mensagens de saudação e fotos do telefone para sua própria segurança.

Se alguém lhe enviou essa imagem, exclua-a imediatamente do dispositivo. A implementação de códigos maliciosos leva tempo, portanto, se você agir imediatamente, não haverá danos. Conte a todos os seus amigos sobre isso para evitar hacking. Cumprimente os outros escrevendo suas próprias palavras e envie apenas as imagens que você criou. O material que você mesmo cria é totalmente seguro. Por favor, me entenda corretamente! Todos eles têm cartões de crédito anexados a seus telefones. Todo mundo tem muitos contatos em seus telefones. Isso criará uma ameaça não apenas para você, mas para todos os contatos que você tem em seus telefones, seus amigos e conhecidos. Leve isso com muito cuidado! Esta é uma dura realidade

ATENÇÃO !!! Informação urgente !!! Algumas pessoas já receberam chamadas dos seguintes números: tel: +375602605281, tel: +37127913091, tel: +37178565072, tel: +56322553736, tel: +37052529259, tel: +255901130460 ou qualquer número de +371 a +375 * 381. Nesse caso, a chamada é feita simplesmente uma vez e imediatamente restabelecida. Se você ligar novamente, eles podem copiar sua lista de contatos em 3 segundos, e se o seu telefone tiver informações sobre um banco ou cartão de crédito, você também pode copiar. Código +375 – Bielo-Rússia. Código +371 – Letônia. +381 – Sérvia + 563 – Valparaíso + 370 – Vilnius + 255 – Tanzânia. Essas chamadas podem vir do ISIS. * NUNCA responda * e * não ligue de novo *

Além disso, não pressione No. 90 ou No. 09 no seu celular, a pedido de qualquer assinante. Este é um novo truque que os terroristas usam para acessar seu cartão SIM e fazer chamadas às suas custas, tornando-os seus cúmplices* Por favor, envie esta mensagem para o maior número possível de familiares e amigos para impedir qualquer intrusão não autorizada da escória acima mencionada. POR ISSO, PARE DE ENVIAR MENSAGENS DE BOM DIA COM EFEITO IMEDIATO”.

Advogada Olga Nikolaevna alerta para golpe em mensagens de bom dia e números que clonam?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais (em especial, no WhatsApp) e deixou muito parente preocupado. A informação já foi compartilhada dezenas de vezes, mas, na realidade, a história é falsa!

No caso de hoje, temos três informações diferentes que são atribuídas à uma única pessoa, a suposta advogada Olga Nikolaevna. Entretanto, basta uma pesquisa rápida no site do Boatos.org para ver que nossa equipe já desmentiu todas essas informações.

Primeiro, a que fala sobre as mensagens de bom dia estarem sendo usadas por hackers para roubar dados. O mesmo texto acabou circulando (e muito!) ao longo de 2020 e foi desmentido em duas oportunidades: aqui e aqui. Apesar disso, essa história é antiga e apareceu em 2017, quando foi desmentida, pela primeira vez, aqui no Boatos.org.

Além do texto possuir características de fake news, como o caráter alarmista, o pedido de compartilhamento e os erros de português (em grande parte causados por conta de uma tradução automática), descobrimos que o tal Shanghai China International News não existe. O texto foi classificado como spam em sites de língua inglesa. Além disso, não há como inserir um “vírus” em uma imagem (gifs, figurinhas etc). Isso até poderia ocorrer, caso a ferramenta (ou o site) utilizada pelo internauta possuísse algum arquivo malicioso que fosse instalado diretamente no computador ou no celular da pessoa. Porém, não encontramos nenhuma informação de que hackers chineses estariam fazendo isso.

Segundo, a informação que aponta sobre números que estariam roubando dados. A história começou a circular em 2018 e foi desmentida pelo Boatos.org. Na ocasião, a mensagem indicava que números com código 375, 371 e 381 estariam roubando dados das pessoas. Assim como na  outra informação falsa, a mensagem apresenta características de fake news (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis). Além disso, não existe nenhuma informação na mídia sobre o assunto. Se o fato fosse real, certamente, o tal “golpe” estaria sendo divulgado (até por medidas de prevenção). No final das contas, é impossível clonar um celular apenas com uma ligação e toda essa balela acabou desmentida em sites internacionais.

Terceiro, a informação que indica que bandidos estariam se passando por empresas e solicitando que as pessoas pressionem o número 90 ou 9. De acordo com a mensagem, esse seria o caminho para os bandidos clonarem seu cartão SIM e usarem seu telefone. Em agosto de 2020, a equipe do Boatos.org desmentiu uma história muito parecida. Na oportunidade, a história dizia que bandidos estariam pedindo para as pessoas pressionarem a tecla 1 do celular e, a partir daí, poderiam clonar informações pessoais. O “método” seria o mesmo da história de hoje. Acontece que descobrimos que essa história, na realidade, foi desmentida, em 2019, por agências de checagem nos EUA. O texto original, inclusive, é em inglês, mas fique tranquilo, porque a mensagem é falsa tanto nos EUA quanto no Brasil.

Se isso tudo não bastasse, ao procurar pelo nome da suposta advogada Olga Nikolaevna, descobrimos que, de fato, a mulher existiu. Entretanto, Olga Nikolaevna Romanova era, na verdade, filha do czar Nicolau II, da Rússia. Ela foi morta em 1918, com apenas 22 anos, por bolcheviques após a Revolução Russa.

Ao buscar um pouco mais sobre o assunto, também descobrimos que a história de hoje foi desmentida por serviços de fact-checking da gringa, em especial, da Índia. Os desmentidos podem ser vistos aqui, aqui e aqui. E, bem, é possível observar que nenhum deles cita Olga Nikolaevna como autora dessa história.

Em resumo: a história que diz que a advogada Olga Nikolaevna estaria alertando sobre golpe em mensagens de bom dia e números que clonam celulares é falsa! A história de hoje nada mais é do que um compilado de três outras fake news já desmentidas aqui no Boatos.org (em duas, inclusive, o texto é exatamente o mesmo) com diversas informações erradas. Além disso, descobrimos que Olga Nikolaevna não é advogada, mas foi filha do czar Nicolau II da Rússia e morreu em 1918. Por fim, essa história acabou desmentida em diversos lugares, principalmente, em serviços de fact-checking ao redor do mundo. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK