Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Adidas está dando sapatos, camisetas e máscaras por causa de aniversário #boato

Adidas está dando sapatos, camisetas e máscaras por causa de aniversário #boato

Adidas está dando sapatos, camisetas e máscaras por causa de aniversário, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Adidas está dando sapatos, camisetas e máscaras por causa de aniversário. Para ganhar o brinde, você precisa entrar em um site e compartilhar o link com amigos no WhatsApp.

A Black Friday 2020 já passou, mas alguns anúncios falsos relacionados ao dia de ofertas ainda continuam circulando na internet. Hoje, vamos falar de uma suposta promoção atribuída à Adidas.

De acordo com mensagens que circulam online, a Adidas estaria dando de presente, por causa do aniversário de fundação, 3.000 pares de sapatos, camisetas e máscaras. Para ganhar, o internauta teria que entrar em um site, responder a três perguntas e compartilhar o link com amigos no WhatsApp. Leia a mensagem que circula online e confira o texto do site:

Mensagem: Comemoração de aniversário da Adidas A Adidas apresentou 3.000 pares de sapatos e camisetas gratuitas para comemorar seu aniversário [site]

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Texto do site: Comemoramos o nosso aniversário dando 3.000 pares de sapatos, camisetas e máscaras de graça! Responda às seguintes perguntas primeiro: Questão 1: Você já usou tênis Adidas? Sim Não Questão 2: Você já ficou insatisfeito com os sapatos que comprou na Adidas? Sim Não Pergunta 3: Você recomendaria a Adidas para sua família e amigos? Sim Não

Parabéns! Você tem direito a um par de sapatos, camiseta e máscara grátis! Como obter: 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos via WHATSAPP (clique no ícone “WhatsApp” abaixo) 2. Clique em “Escolher tamanho do calçado” e insira os dados do seu endereço. 3. Você receberá os sapatos em 3 dias. Compartilhe até que a barra azul seja preenchida!

Adidas está dando sapatos, camisetas e máscaras por causa de aniversário?

A mensagem foi muito compartilhada no WhatsApp e deixou muita gente curiosa. É uma pena que a promoção é falsa e a mensagem não passa de uma mistura de dois fakes que usaram o nome da Adidas e que já foram desmentidos aqui.

Em 2019, o Boatos.org desmentiu uma mensagem que apontava que a Adidas estaria dando tênis e camisetas por causa do aniversário de fundação. Na época, explicamos que a mensagem seguia o “modus operandi” de um tipo de golpe muito manjado na internet. Na época, também gravamos um vídeo. Relembre o que falamos e escrevemos:

A história já se soluciona com uma informação. Todo o processo descrito na “promoção” segue o modus operandi das promoções falsas na internet. Uma mensagem chamativa fala de uma promoção na web, aponta para um site, você tem que responder a três perguntas e compartilhar um link com amigos. No final, nada acontece.

A prova disso está no fato de que, ao clicarmos no link, somos encaminhados ao site oficial da Adidas. Detalhe: não há qualquer anúncio da tal promoção. Ao buscar nas redes sociais da empresa, também não encontramos nada.

Em julho deste ano, o Boatos.org desmentiu a história falsa que apontava que a Adidas estaria doando máscaras recicláveis para quem (também) entrasse em um site e compartilhasse um link no WhatsApp. Também desmentimos em vídeo. Relembre o que falamos e escrevemos na época:

Na realidade, o que vamos falar é o mesmo de sempre. Trata-se de um daqueles velhos golpes que sempre (sempre mesmo) circulam por WhatsApp. Mesmo que você siga todas as instruções da mensagem (entre no site, responda as perguntas e compartilhe o link com amigos), nada acontece no final.

Vale dizer que não é de hoje que circulam na internet promoções falsas em nome da Adidas. Já desmentimos, por exemplo, histórias que falavam que a empresa estava dando camisetas do Flamengo ou tênis da marca.

Já sabíamos que a história não passava de mais um daqueles golpes manjados. Mas só por desencargo, resolvemos buscar qualquer informação sobre a tal doação nas redes sociais da Adidas. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto.

Confira o desmentido em vídeo

Resumindo: a história que aponta que a Adidas está dando sapatos, camisetas e máscaras para quem entrar em um site, responder a perguntas e compartilhar um link no WhatsApp é falsa. Não passa de mais um golpe que  “misturou” duas ofertas falsas antigas para voltar a circular na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK