Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > 2º lote do programa Vale Gás foi liberado e lista para consulta está em site no WhatsApp #boato

2º lote do programa Vale Gás foi liberado e lista para consulta está em site no WhatsApp #boato

2º lote do programa Vale Gás foi liberado e lista para consulta está em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O programa Vale Gás liberou o 2º lote de pagamentos e a lista de beneficiários está disponível para quem entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Dentre todas as ofertas falsas de benefícios do governo que circulam na internet, uma das que tem feito mais sucesso é a que fala sobre a distribuição de botijões de gás por meio de um programa chamado Vale Gás. Já tivemos que desmentir informações falsas sobre o benefício em duas oportunidades no ano de 2020 (leia aqui e aqui).

A mais nova informação que circula na internet dá conta de que a lista de beneficiários do “2º lote” do programa Vale Gás estaria disponível em um site (na versão que vimos era o vale-gas.com). Para ter acesso à suposta lista, você teria que entrar no site em questão, preencher alguns dados e, em seguida, compartilhar um link com amigos no WhatsApp. Leia a mensagem que circula online:

*INFORMAÇÃO URGENTE!* O 2º lote de pagamentos do *Programa Vale Gás* já está liberado Consulte se você tem direito ao benefício de R$70 a R$210, através do site: LOTE2.VALE-GAS.COM PROGRAMA VALE GÁS | 2° LOTE Clique aqui e confira se você tem direito a 2ª parcela do benefício do Vale Gás!

2º lote do programa Vale Gás foi liberado e lista para consulta está em site no WhatsApp?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Assim como nas outras oportunidades, a mensagem está circulando com força na internet. E, assim como nos outros casos, a informação que fala de Vale Gás, lista e 2º lote é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, esse tipo de mensagem é um clássico em relação a balelas e falcatruas na internet. Acontece da seguinte forma: uma mensagem chamativa aparece em redes sociais, você é instado a entrar em um site, responder a perguntas e compartilhar um link com amigos. Mesmo que você siga todos os passos, nada acontece no final.

Como falamos aqui no início do texto, informações falsas relacionadas ao tal Vale Gás já foram desmentidas aqui. Relembre um pouco (e assista a um vídeo) do nosso último desmentido sobre o assunto:

Só para ter certeza de que a história é falsa, fomos buscar por mais detalhes sobre o tal auxílio no site do Ministério da Cidadania. Como era de se esperar, nada encontramos sobre compartilhar no WhatsApp.

O Auxílio Gás era um programa social que, assim como o Bolsa Escola (que foi alvo de outro boato desmentido aqui) vigente até 2001. Em 2002, esses programas sociais se uniram para dar origem ao Bolsa Família.

Vocês já viram que a mensagem em questão é falsa. Mas o que fazer se você entrou no site, respondeu as perguntas e compartilhou os links? Se você tem essa dúvida, veja o vídeo abaixo:

Resumindo: a história que aponta que você deve entrar em um site para verificar se você vai receber o “2º lote do Vale Gás” é falsa. Trata-se de um golpe que usa o nome de um programa que nem existe mais para enganar internautas mais necessitados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK