Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vírus H3N2 não tem vacina, não tem cura e já matou médico em Recife #boato

Vírus H3N2 não tem vacina, não tem cura e já matou médico em Recife #boato

Boato – O vírus H3N2, que não tem cura, está matando pessoas pelo país. Em Recife, vitimou um médico e três crianças. O Brasil está em alerta porque não há vacina para este tipo de gripe.

Estamos cada dia mais próximos do inverno, e ,com isso, alguns problemas sazonais começam a despontar. A baixa umidade do ar, a escassez hídrica em algumas regiões, a rinite alérgica e claro, a gripe, afloram por aí como se fosse os “botões” dessa estação.

Junto com esses problemas, um maior ainda também está ganhando espaço. São os boatos sobre doenças, em especial sobre o vírus da gripe que se espalham tão rápido quanto o próprio por aí.

Segundo uma mensagem de áudio recentemente compartilhada via WhatsApp, o maior perigo no momento é o vírus H3N2 que não tem vacina, não tem cura e estaria já deixando vítimas pelo país, começando pelo Recife. O áudio informa que a capital pernambucana teve quatro casos de H3N2 (três crianças e um médico) que acabaram morrendo. Confira a transcrição do áudio e o próprio:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Cristina eu tô passando isso para todo mundo, acho que é a minha obrigação, é serviço público mesmo. A gripe H3N2 não tem vacina está matando muita gente aqui em Recife, tem um caso de três crianças e o médico que cuidava dela. Morreram todos, o governo não divulga não ter alarme nem no Federal nem no Estadual. A situação é gravíssima dessa gripe porque não tem cura e quem disse a mim foi o Dr que tava conversando comigo e me contou. Só tem uma solução, é o preventivo, que é o gel. Passar gel na mão o tempo todo que o meio de contato é pelas mãos. Esse é o pior que tem. Então temos que usar muito gel o tempo todo, não dá pra apertar mão de ninguém, ter muito cuidado com isso. Fica um beijo, tchau.

O vírus H3N2 não tem vacina, não tem cura e já matou médico em Recife?

Como todo clássico áudio alarmista repassado no WhatsApp, é claro que este está em alta. As pessoas estão repassando muito essa mensagem, o que está gerando uma espécie de pânico. Justificável, afinal o vírus H3N2 não tem cura e a vacina não funciona, certo? Errado, muito errado. Então vamos entender melhor.

Para abrir as explicações, vale dizer que recentemente aqui no Boatos.org desmentimos histórias muito semelhantes. Histórias que inclusive trazem as mesmas informações deste suposto novo alerta. Está duvidando? Dá uma olhada aqui e aqui para ver como é verdade. Ah, e para provar que os boatos de gripe estão em alta, fizemos até uma lista sobre o tema, clica para conferir também.

Bom, como só as semelhanças não nos bastam para cravar que esta história é boato fomos atrás de mais informações. Uma busca rápida sobre as mortes em Recife nos levou ao desmentido da própria Secretaria de Saúde de lá. Em comunicado, a secretaria informou que esta história de três crianças e um médico morto pelo H3N2 é totalmente falsa.

Sobre a informação de que o H3N2 não tem cura nem vacina, nós também fomos checar. No site do Ministério da Saúde há diversas explicações sobre o Influenza (que em seu tipo A inclui os subtipos H1N1 e o H3N2). Lá, há inclusive informações sobre a vacina, que é a mesma para os dois subtipos.

É importante ressaltar que pessoas com o vírus H3N2 precisam de cuidados, porque como qualquer subtipo do Influenza, há o risco de que se desenvolva um quadro muito grave da doença.

Mesmo assim, não é verdade que o vírus não tem cura nem vacina, muito menos que em Recife morreram três crianças e um médico em razão do vírus. Essas informações já foram todas esclarecidas pelos órgãos brasileiros de saúde.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.