Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Variante Ômicron não tem sintomas como tosse e febre e é mais mortal que a Delta #boato

Variante Ômicron não tem sintomas como tosse e febre e é mais mortal que a Delta #boato

Variante Ômicron não tem sintomas como tosse e febre e é mais mortal que a Delta, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A variante Ômicron da Covid-19 não tem sintomas, não é detectável por teste, não causa febre e tosse, mas é mais mortal do que a Delta.

Sempre quando uma nova variante da Covid-19 surge, o mundo entra em alerta. É o que está ocorrendo com a variante Ômicron. No meio disso, um texto está servindo para colocar mais lenha na fogueira da situação.

De acordo com uma mensagem que circula online, a variante Ômicron não é detectada em testes, não tem sintomas tradicionais como tosse e febre e é mais mortal do que a variante Delta. O texto ainda diz que a cepa não é detectável por testes contra a Covid-19. Leia a mensagem que circula online:

Certifique-se de usar uma máscara, porque o novo coronavírus variante COVID-Omicron é diferente, mortal e não é fácil de detectar corretamente: – Os sintomas do novo vírus COVID-Omicron são os seguintes: – 1. Sem tosse. 2. Sem febre. Haverá apenas muitos: – 3. Dor nas articulações. 4. Dor de cabeça. 5. Dor no pescoço. 6. Dor nas costas na parte superior do corpo. 7. Pneumonia. 8. Em circunstâncias normais, sem apetite

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Obviamente, a toxicidade do COVID-Omicron é 5 vezes maior do que a da variante Delta e a taxa de mortalidade também é maior do que a do Delta. Leva menos tempo para a doença progredir para gravidade extrema e, às vezes, não há sintomas óbvios. Sejamos mais cuidadosos! Essa cepa do vírus não reside na região da nasofaringe, afeta diretamente os pulmões, que é a “janela”, e a duração é relativamente curta. Vários pacientes que haviam sido diagnosticados com Covid Omicron foram eventualmente diagnosticados como sem febre e sem dor, mas uma leve pneumonia torácica foi detectada nas radiografias.

O resultado do teste de esfregaço nasal para COVID-Omicron é geralmente negativo, e o número de casos falso-negativos do teste nasofaríngeo está aumentando. Isso significa que o vírus se espalhará na comunidade e infectará diretamente os pulmões, levando à pneumonia viral e causando pressão respiratória aguda. Isso explica por que a Covid-Omicron se tornou altamente prejudicial, o vírus é altamente virulento e a taxa de mortalidade é alta. Tenha cuidado, evite locais lotados, mantenha uma distância de 1,5m mesmo em locais abertos, use uma máscara de camada dupla, use máscaras adequadas e lave as mãos com frequência quando todos não apresentarem sintomas (tosse ou espirro) Tempo).

Este Covid Omicron * “WAVE” * é mais mortal do que a primeira onda do Covid-19. Portanto, devemos ter muito cuidado e tomar * todos os tipos de medidas para fortalecer a prevenção do coronavírus *. Também seja um comunicador que está altamente vigilante com seus amigos e familiares. Não deixe essas informações para você, compartilhe-as com outros parentes e amigos tanto quanto possível, especialmente com sua família e amigos.

Variante Ômicron não tem sintomas como tosse e febre e é mais mortal que a Delta?

É claro que devemos ter atenção com a variante Ômicron da Covid-19. Porém, as informações sobre a nova cepa do coronavírus não são reais. Na realidade, a mensagem não passa de uma adaptação de outra fake news que já vimos aqui.

O texto (que tem características de boatos online como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis) é quase igual a uma mensagem sobre a variante Delta que já foi desmentida no Boatos.org não faz muito tempo. A única coisa que fizeram foi trocar as referências à variante Delta por referências da variante Ômicron.

É claro que as dicas apresentadas na mensagem (Tenha cuidado, evite locais lotados, mantenha uma distância de 1,5m mesmo em locais abertos, use uma máscara de camada dupla, use máscaras adequadas e lave as mãos com frequência quando todos não apresentarem sintomas) são, de fato, preciosas de serem seguidas. Porém, as informações sobre a cepa (que não passam de “chute” e “copia e cola” da mensagem antiga) não procedem.

Sobre os sintomas da Ômicron. Não é verdade que, necessariamente, a variante não causa tosse e febre em quem é infectado. Apesar de febre e tosse não ser o sintoma da maioria dos casos (até porque infectados que foram vacinados vão ter sintomas leves), é possível que haja febre e tosse em infectados com a Ômicron.

Sobre os sintomas apresentados. Não é possível mensurar ao certo os sintomas (afinal, a amostragem de infectados é pequena). Mesmo assim, tem se falado que pneumonia não é um dos sintomas mais comuns (possivelmente, por causa do efeito das vacinas).

Outra informação que não é possível de ser cravada (apesar de ser, provavelmente, falsa) é a que aponta que a Ômicron é mais letal do que a variante Delta e que “afeta diretamente os pulmões”. Além de o texto ser uma cópia (com pequenas adaptações do texto falso sobre a Delta que circulou há algum tempo), não há qualquer informação que aponte que a Ômicron é mais letal. Ao contrário, até o momento (frise isso), a variante parece ser menos letal e mais infecciosa. 

O mesmo pode ser dito sobre detecção em testes. Apesar de uma cepa dentro da Ômicron (tipo uma variante da variante) poder ter o diagnóstico dificultado por testes), casos da Covid-19 da Ômicron são, via de regra, detectáveis.

É importante citar que a mensagem também circulou em inglês e foi desmentida na Índia pelo site India Today. O site ressaltou que muitas informações são erradas e algumas sequer têm uma conclusão por parte da ciência.

Resumindo: é falsa a mensagem que aponta para informações sobre a variante Ômicron da Covid-19. A mensagem não passa de uma nova versão de uma fake news já desmentida no Boatos.org, muitas informações sequer têm conclusões da ciência, outras estão erradas mesmo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso