Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vacinas foram criadas para reduzir a população mundial usando o vírus do câncer #boato

Vacinas foram criadas para reduzir a população mundial usando o vírus do câncer #boato

Boato – Vacinas possuem o vírus do câncer e foram criadas para reduzir a população mundial. Caixões já foram encomendados.

Um dos principais assuntos dos desmentidos do Boatos.org é saúde. Volta e meia (pra não dizer diariamente), uma fake news sobre o tema viraliza na internet e acaba convencendo muita gente antes de ser desmentida por aqui.

Como já dissemos em outras oportunidades, esse tipo de boato é um dos mais perigosos. Isso porque diversas pessoas (muitas vezes desesperadas por causa de uma doença ou epidemia) acabam abandonando seus tratamentos para testar sugestões que são publicadas nas redes sociais.

E, mesmo sabendo disso tudo, muita gente ainda segue espalhando boatos por aí. Nos últimos dias, uma história tomou conta das redes sociais. De acordo com um vídeo, as vacinas teriam o vírus do câncer e foram criadas para reduzir a população mundial. Segundo as publicações, até caixões já teriam sido encomendados. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “MUITA ATENÇÃO ! A ORDEM MUNDIAL ESTÁ MATANDO A POPULAÇÃO COM AS VACINAS PARA REDUZIR A POPULAÇÃO COMO ELES QUEREM”. Versão 2: Veja o perigo da vacina! Você toma? Versão 3: Vacina ..É pra uns. Perigo .ou…. Versão 4: Cuidado perigo sobre as vaçinas Veja vídeo até o fim Versão 5:GENOCIDIO! CUIDADO! VACINAS!PERIGO?

Vacinas reduzem a população mundial usando o vírus do câncer?

É claro que o vídeo causou estranheza na rede e acabou sendo compartilhado diversas vezes sem a menor checagem prévia. Mas será que essa história de Nova Ordem Mundial, vacinas com o vírus do câncer e redução da população mundial é verdade? A resposta é não. E se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vamos aos fatos! Para começo de história, a mensagem apresenta aquele velho enredo tão conhecido de boatos online: é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Além disso, as publicações já erram ao chamar o homem do vídeo de médico. Na realidade, ele é um terapeuta (que, inclusive, fez questão de desmentir a informação de que era médico e ainda ressaltou que “a responsabilidade da informação é de quem publica”).

Vale destacar que essa história de teoria da conspiração sobre vacinas não é novidade! Volta e meia (principalmente em períodos de campanha de vacinação), esse tipo de boato surge e acaba prejudicando a cobertura vacinal. Aqui no Boatos.org há desmentimos muitas delas, como a vacina da gripe e da febre amarela. Em nenhum dos casos existem provas das graves acusações.

Para além disso, em todo o vídeo há informações contraditórias e sem provas. E separamos algumas delas para explicar, detalhe por detalhe, toda a boataria.

“Vacinar-se pode ser um grande perigo”

Não é novidade para ninguém que a equipe do Boatos.org desmente muitas informações relacionadas à saúde. Dentro dessa temática, um assunto constante são as vacinas (que, geralmente, costumam aparecer sazonalmente, especialmente nos períodos de vacinação). Acontece que essa ideia de que se vacinar pode ser perigoso é uma grande balela. A equipe do Boatos.org já desmentiu essa informação diversas vezes. O que acontece é que cada tipo de vacina possui restrições, isto é, em alguns casos, a vacinação não é recomendada por motivos específicos, como o caso de grávidas ou imunossuprimidos e vacinas que possuam o vírus em sua forma atenuada (a da febre amarela, por exemplo).

“Está surgindo uma nova ordem mundial […] e estão querendo reduzir a população do mundo”

Esse é outro assunto que, constantemente, aparece por aqui. Diversos boatos (já desmentidos) citam uma nova ordem mundial e os planos maléficos que elas teriam contra grande parte da população mundial. Entre eles, sempre é citado a redução de pessoas no mundo. Nesse caso, o homem do vídeo afirma que a nova ordem mundial, que está organizada nos Estados Unidos, planejaria reduzir a população (que hoje é cerca de 7 bilhões de pessoas) para 900 milhões, sendo apenas os mais ricos aqueles que iriam sobreviver. A história é totalmente sem pé, nem cabeça. Para que isso acontecesse, milhares de pessoas precisariam morrer. E, bem, no mínimo, seria muito estranho (e evidente) se apenas os pobres começassem a morrer. Além disso, a vacina seria uma prova física muito fácil de ser analisada. Mesmo uma nova ordem mundial extremamente organizada não seria capaz de controlar tantas variáveis.

“São milhões de caixões, de prontidão, para cremar (levar?) os mortos”

A afirmação já começa bastante estranha quando o homem diz que os caixões serão usados para “cremar os mortos”. Mesmo uma cremação chamaria bastante atenção, uma vez que se tratam de milhares de corpos e o processo não é tão rápido quanto parece (um corpo demora cerca de 2 horas para ser totalmente cremado). Vale ressaltar que essa história de caixões de prontidão para redução de pessoas no mundo já é bem antiga. Ela começou nos anos 1990, onde um boato afirmava que a FEMA (a Agência Federal de Gestão de Emergência dos Estados Unidos) teria encomendado caixões para promover um extermínio em massa. A história, claro, não passa de balela (mas muita gente ainda insiste em criar novas versões do caso, como a história de que os caixões estariam no Brasil, que foi desmentido pela equipe do Boatos.org).

“Obrigar as pessoas a comerem comida transgênica, beber água com flúor e vacinar a população”

Essa informação segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vaga (o homem não cita mais detalhe sobre como isso seria feito, muito menos estudos que pudessem respaldar a afirmação), alarmista (muito!) e não cita fontes confiáveis. Além disso, não há provas científicas (ou consenso, no caso dos transgênicos) de que essas ações poderiam causar câncer.

“Nas vacinas, estão colocando vírus e fungos do câncer”

Novamente, é uma afirmação (gravíssima, por sinal) sem provas. O homem sequer cita o nome do “vírus do câncer” supostamente utilizado na vacina. Além disso, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 0,5% da população brasileira é acometida pela doença. Enquanto isso, segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal no país chega a 90%. Ou seja, o cálculo, simplesmente, não bate.

“RS vírus, mumps vírus, HPV, vírus da herpes são todos cancerígenos”

O homem cita diversos vírus que estariam sendo utilizados para o desenvolvimento do câncer em diversas pessoas. Ele afirma que o RS vírus, o mumps vírus, o HPV e a herpes são todos cancerígenos. Entretanto, a informação está totalmente equivocada.

O primeiro vírus citado (RS – vírus sincicial respiratório) pode causar a bronquiolite aguda e pneumonia. Ele é altamente contagioso. Já o segundo vírus (mumps vírus) é o responsável pela caxumba. Em ambos os casos, o tratamento é bem simples e nem as doenças ocasionadas, muito menos os vírus, não evoluem para algum tipo de câncer.

O vírus do papiloma humano (HPV) possui cerca de 150 subtipos. Alguns causam apenas verrugas genitais, se tornando somente uma questão estética. Enquanto outros podem causar mutações que podem levar ao surgimento do câncer do colo de útero. Já no caso da herpes, esse tipo de vírus pode aumentar as chances de desenvolvimento de câncer em portadores do HPV. Por outro lado, o vírus da herpes geneticamente modificado está sendo estudado para o tratamento de alguns tipos de câncer.

“Bill Gates disse que um dos recursos mais poderosos para reduzir a população é vacinar em massa”

Essa história de Bill Gates e as vacinas também é antiga. Ela, inclusive, já foi desmentida pela equipe do Boatos.org. Na época, nossa equipe constatou que, no vídeo utilizado como base para o boato, Bill Gates teria afirmado que é preciso pensar na redução do crescimento populacional (e não na redução populacional). Por outro lado, em nenhum momento, Gates teria afirmado que as vacinas serviriam para esterilizar e matar pessoas. Ou seja, a informação é falsa.

Por fim, o canal que publicou o vídeo do boato de hoje chegou a ser usado em um estudo de caso do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad), em 2018. O estudo tinha como objetivo mapear a propagação de boatos no YouTube e um dos vídeos foi analisado a partir do uso da linguagem. O estudo constatou que o homem que aparece nas imagens usa um tom pessoal e de autoridade para falar sobre a temática e reforçar suas ideias.

Em resumo: a história que diz que as vacinas estão usando vírus do câncer para reduzir a população mundial é falsa! Toda a história é baseada em informações que ou já foram desmentidas pela equipe do Boatos.org ou outros sites de fact-checking ou não possuem embasamento científico. Além disso, o canal onde o vídeo foi postado foi utilizado em um estudo de caso sobre propagação de boatos na internet. Ou seja, a história não passa de uma grande balela e informações sem provas. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.