Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vacinas estão sendo aplicadas com seringas sem agulha #boato

Vacinas estão sendo aplicadas com seringas sem agulha #boato

Vacinas estão sendo aplicadas com seringas sem agulha (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – As vacinas estão sendo aplicadas com seringa sem agulha. Um vídeo mostra um homem simulando a vacinação e revela a farsa.

Alguns países já começaram a vacinar a população contra o novo coronavírus e, aqui no Brasil, a campanha de imunização se aproxima (a passos lentos, mas está chegando). Enquanto isso, tem gente se preocupando por aí em espalhar informações falsas nas redes sociais para confundir ainda mais os internautas.

Uma publicação que começou a circular principalmente no Facebook dá conta de que a vacina contra a Covid-19 estaria sendo aplicada com seringa sem agulha. A prova seria um vídeo, com duração de 29 segundos, em que um homem aparece, supostamente, simulando a aplicação, já que a seringa não teria agulha e tampouco líquido (não há movimento do embolo da seringa).

Nas imagens, ele conversa em outro idioma, em tom bastante humorado, em um local com várias vozes ao fundo, enquanto uma enfermeira “simula” a aplicação da vacina. A profissional, também sorridente, de fato, não mexe no embolo da seringa (o que seria necessário para a saída do líquido) e, ao final, depois de tirar a agulha do braço do homem, sequer coloca algodão para estancar o local da aplicação. Confira, a seguir, o vídeo em questão, que está gerando burburinho online, e as versões do texto original da publicação:

Confira também: cuidado com vídeos alarmistas sobre “fraude nas vacinas”:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: ATENÇÃO BRASIL, VEJAM ISSO, EU ESTOU VENDO UMA SIMULAÇÃO! ME PARECE QUE NEM TEM AGULHA, MUITO MENOS LÍQUIDO EU CONSIGO VER O REAL DA COISA. QUÊ COISA MAIS LOUCO É ISSO!!. Versão 2: Cadê a gulha? Me engana que eu gosto  Se nem eles tem coragem de tomar a vacina chinesa imagina eu Versão 3: Mais uma V4C1N4 aplicada com sucesso! Sem agulha e sem movimento do embolo da seringa.

Vacinas estão sendo aplicadas com seringas sem agulha?

O vídeo viralizou rapidamente, ganhando vários compartilhamentos no Facebook e mais de 30 mil reações em apenas uma das publicações com o tal vídeo. No entanto, a informação não procede.

E desconfiamos disso, para começar, pelas características da mensagem: é vaga (sequer diz quando a suposta aplicação simulada aconteceu e tampouco quem seria o homem que aparece no vídeo), alarmista (tem o intuito de persuadir os internautas a não tomarem a vacina contra a Covid-19), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar a informação.

Fora o histórico de boatos que acusam as vacinas de serem falsas. Vários deles, inclusive, nós já desmentimos aqui no Boatos.org, como, por exemplo, aquele que denunciava que seringas falsas com agulha retrátil estariam sendo usadas em vacinas contra a Covid-19 e até uma história parecida com a de hoje, que dizia que o prefeito de Londres teria fingido tomar a vacina contra o coronavírus, o que seria possível ver em uma foto.

E ao buscarmos sobre o vídeo de hoje, descobrimos o que, de fato, aconteceu. E não tem nada de vacinação sistemática sem agulha. O homem, na realidade, é um oficial israelense chamado Benny Ben Muvchar. Na ocasião, ele já havia sido vacinado, mas, por ter esquecido de mencionar o nome da unidade de saúde local (Clalit) em seu discurso no vídeo, foi convidado a repetir as suas palavras, desta vez, pedindo para que a enfermeira simulasse uma nova aplicação.

Inclusive, o boato foi desmentido em vários sites de checagem, como neste alemão e um suíço também. Mais que isso, o próprio Benny publicou o vídeo completo com a aplicação real e a aplicação simulada em sua página no Facebook. Na legenda, ele escreveu:

“Para todos os interessados, fui vacinado contra o vírus corona ontem. Eu respondi ao pedido geral do Clalit de dizer uma boa palavra e me tornei viral 🙂 A filmagem completa está na sua frente”.

Resumindo: A publicação que dá conta de que a vacina está sendo aplicada com seringa sem agulha é falsa. O homem que aparece no vídeo já havia sido vacinado, mas, ao esquecer de mencionar a unidade de saúde local na filmagem, teve que repetir o discurso e simular uma nova aplicação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK