Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Unimed alerta que “Covid Delta” não tem tosse e febre como sintomas #boato

Unimed alerta que “Covid Delta” não tem tosse e febre como sintomas #boato

Unimed alerta que “Covid Delta” não tem tosse e febre como sintomas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Grupo Unimed fez um texto alertando que a variante delta da Covid-19 tem sintomas diferentes da tradicional como, por exemplo, não ter tosse nem febre.

Lá no início da pandemia, um tipo de boato que se tornou muito recorrente era o da falsa dica sobre a Covid-19. O pior deste tipo de boato é que ele era entregue, por assim dizer, de forma fragmentada: primeiro sem autoria, depois com autorias das mais distintas. Isso voltou a ocorrer no texto que vamos analisar hoje.

Uma mensagem que apontaria para supostos sintomas da variante delta da Covid-19 (também conhecida como variante indiana) está circulando na internet como se fosse de autoria da Unimed. A mensagem aponta que os sintomas da variante não incluem tosse ou febre, que ela é mais mortal do que outras variantes e que os testes não conseguem a detectar. Leia a mensagem que circula online:

*GRUPO UNIMED ALERTA* Covid Delta: não há tosse, nem febre mas articulações muito doloridas, dor de cabeça, dor no pescoço e na parte superior das costas, fraqueza geral, perda de apetite e pneumonia. Mais virulento e com maior taxa de mortalidade, com evidência mais rápida para chegar a extremos. As vezes sem sintomas! Afeta diretamente os pulmões, o que significa que nas ‘janelas’, os períodos de tempo são mais curtos. Muitos pacientes não tem febre nem dor, mas que relatam pneumonia torácica leve em suas radiografias.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Os testes de esfregaço nasal muitas vezes são negativos para Covid-19, e há cada vez mais resultados falsos negativos em testes de nasofaringe. Isso significa que o vírus se espalha e se espalha diretamente para os pulmões, causando estresse respiratório agudo causado pela pneumonia viral. Por isso, sejamos mais cuidadosos, evitando aglomerações, mantendo 1,5 m de distância mesmo em locais abertos, usando máscara facial, usando álcool 70% e lavando as mãos com frequência (e quando tossimos ou espirramos). Não guarde essas informações para você, compartilhe o máximo que puder, especialmente para familiares e amigos. _Grupo Unimed_

Unimed alertou que “Covid Delta” não tem sintomas como tosse nem febre?

É fato que, mesmo vacinados, ainda precisamos tomar os cuidados descritos na mensagem (afinal, ainda estamos em uma pandemia). Porém, o texto em questão tem diversas informações erradas e não é de autoria da Unimed.

Vamos começar falando do teor do texto. Como o desmentido de outrora sobre isso vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Vamos começar com a colocação “com o novo vírus Covid Delta Não há tosse, nem febre”. É fato, como mostra essa matéria da CNN, que os sintomas da variante indiana da Covid-19 têm se mostrado diferentes dos sintomas clássicos de outras cepas do coronavírus (principalmente, o vírus origiinal). Porém, as mudanças descritas no texto estão erradas.

Como mostra o aplicativo Join Zoe (utilizado como fonte para a matéria), os sintomas mais comuns da variante delta em quem não foi vacinado são dor de cabeça, dor de garganta, coriza, febre e tosse persistente. Ou seja: febre e tosse continuam sendo sintomas.

O mesmo aplicativo aponta, entre vacinados, há diferenças nos sintomas. Para quem tomou as duas doses (e está mais protegido), febre e tosse não estão entre os principais sintomas. Para quem tomou uma dose, tosse ainda está entre os sintomas. Porém, isso não tem relação, necessariamente, com a variante delta e sim com a vacinação.

É importante citar que os testes PCR têm, sim, capacidade de detectar infecções com a variante delta da Covid-19. Não há qualquer indício de que eles sejam menos eficientes para detecção. Aliás, já existem testes específicos para detectar especificamente a variante delta da Covid-19. Ou seja: os testes não só identificam que a pessoa está infectada como também podem apontar a variante do vírus.

É importante citar que o texto, apesar de errar em relação a sintomas e testes, acerta ao apontar que é preciso ter cuidado com a variante delta do coronavírus (faltou só lembrar da importância de se vacinar). Ela é, comprovadamente, mais contagiosa e, potencialmente, mais letal do que outras variantes. Felizmente, testes mostram que as vacinas ainda se mostram eficazes contra a variante. Mas o temor é que surjam novas variantes que possam escapar das vacinas.

Agora, vamos falar da autoria. Uma vez que o texto já circulava anônimo (e com informações falsas, aliás) e só depois “ganhou” a autoria da Unimed, podemos presumir que não foi escrito pela empresa. Só por desencargo, fomos procurar qualquer informação nas redes sociais da Unimed sobre a mensagem. Como era de se imaginar, nada encontramos.

É importante lembrar que não é a primeira vez que o nome da empresa é utilizado de forma errônea em fake news de “dicas de saúde” na internet. Já desmentimos, por exemplo, um texto que falava em “pico da pandemia em abril de 2021” atribuído à Unimed.

Resumindo: nem o texto (apesar de acertar em falar que devemos nos proteger) tem informações corretas tampouco a autoria dele é da Unimed (ou do Grupo Unimed). Trata-se de mais um boato que, depois de desmentido, ganhou a falsa autoria de um “autoridade em saúde” para viralizar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso