Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Unicamp precisa, com urgência, de engenheiros mecânicos para manutenção de respiradores #boato

Unicamp precisa, com urgência, de engenheiros mecânicos para manutenção de respiradores #boato

Unicamp precisa, com urgência, de engenheiros mecânicos para manutenção de respiradores, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Anúncio da Unicamp busca, com urgência, engenheiros e técnicos mecânicos para a manutenção de respiradores. 

O surto do novo coronavírus trouxe muito medo e incertezas. Porém, a onda de solidariedade que se formou em torno da situação também merece atenção. Diversas empresas resolveram fazer doações com o intuito de ajudar o país a passar pela crise. No Pará, por exemplo, a Magazine Luiza doou 1000 colchões e travesseiros para a Prefeitura de Belém realocar moradores de rua.

Na tarde do dia 24 de março de 2020, um suposto anúncio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mobilizou estudantes e pessoas em busca de emprego. De acordo com a mensagem, a Unicamp estaria precisando de engenheiros e técnicos mecânicos para a manutenção de respiradores. Confira:

“URGENTE! A Unicamp está precisando, com urgência, de engenheiros e técnicos mecânicos para manutenção em respiradores. Por favor divulguem e enviem o currículo para [email protected] – Adriana Chaves – Dpto Recursos Humanos. Ajudem a divulgar!”.

Unicamp precisa, com urgência, de engenheiros mecânicos para manutenção de respiradores?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A informação viralizou rapidamente na internet, especialmente nos grupos da Universidade. Mas será que a Unicamp realmente anunciou que precisa de engenheiros e técnicos mecânicos para fazer a manutenção de respiradores? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Ao ler o suposto anúncio da Unicamp, logo ficamos desconfiados. O texto apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago (não cita data, por exemplo), alarmista (dada a situação no mundo todo por conta de respiradores) e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, muitos anúncios falsos já foram criados e divulgados na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como o anúncio de que o Senai estaria contratando pessoas sem experiência pelo Whatsapp. Também o anúncio de que os Correios estavam com vagas de emprego no Whatsapp, em 2019, e, por fim, o que apontava que vagas de auxiliar de creche estariam disponíveis para quem compartilhasse um link no Whatsapp.

E apesar de ser um anúncio que poderia ajudar muita gente, infelizmente, ele é falso. A própria mulher que seria a responsável pelas vagas acabou desmentindo toda a história. Após alguns alunos e outras pessoas interessadas nas vagas enviarem seu currículos no e-mail citado no anúncio, uma resposta automática foi enviada. De acordo com a mensagem, o anúncio foi divulgado erroneamente. Ainda segundo a resposta, a instituição já possui alguns voluntários, mas ficou comovida pela grande procura das pessoas.

Olá, Caso esteja entrando em contato referente à mensagem que foi divulgada em meu nome, com esse e-mail para contato, solicitando candidatos para vagas de: técnico em mecânica, engenheiro mecânico, fisioterapeuta,enfermeiro, peço, gentilmente, que desconsidere.  Peço desculpas, porém essa mensagem foi divulgada erroneamente. Temos alguns voluntários, no momento, e, infelizmente, não é tão simples recrutarmos candidatos para serem voluntários. Ficamos muito comovidos, com tantas pessoas se colocando à disposição. Agradeço imensamente, ainda mais em um momento tão delicado como esse que estamos enfrentando.

Vale ressaltar que o caso também foi desmentido pela mídia local. O site ACidade ON afirmou que entrou em contato com a mulher citada no anúncio e que ela agradeceu “imensamente” a procura, especialmente em uma situação como essa. Por fim, o veículo de comunicação também entrou em contato com a Unicamp. A instituição destacou que todas as informações relacionadas ao novo coronavírus e à Covid-19 estão sendo reunidas em uma única página (logo, o que não for noticiado nesse espaço pode ser considerado fake news).

Em resumo: a história que diz que a Unicamp divulgou um anúncio onde procura engenheiros e técnicos mecânicos para realizar a manutenção de respiradores é falsa! A mensagem circulou bastante nas redes sociais, mas, de acordo com a mulher que supostamente assina o anúncio, a mensagem foi divulgada erroneamente. Segundo ela, a instituição já possui voluntários e não seria fácil realizar uma seleção. Além disso, a própria Unicamp disse que todas as informações referentes ao novo coronavírus estão sendo publicados em uma única página. Ou seja, a história é apenas boato. Unicampers, não compartilhem fake news, continuem em casa e sigam as medidas preventivas. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM