Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tratamento com azitromicina, ivermectina, Annita e vitamina C sem ida ao hospital é o recomendado contra Covid-19 #boato

Tratamento com azitromicina, ivermectina, Annita e vitamina C sem ida ao hospital é o recomendado contra Covid-19 #boato

Tratamento com azitromicina, ivermectina, Annita e vitamina C sem ida ao hospital é o recomendado contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Usar azitromicina, ivermectina, Annita e vitamina C ajuda no combate à Covid-19 e evita ida ao hospital. 

No século XVIII, um movimento conhecido como Iluminismo ganhou força e destaque no mundo todo. O período ficou marcado pelo uso da razão em contraposição às ideias relacionadas à Igreja e ao autoritarismo monárquico, entendidas como ignorância. Foi a partir daí que a ciência conquistou seu espaço e conquistou seu verdadeiro reconhecimento. Apesar disso, hoje, com os crescentes movimentos anticientíficos, parece que a idade das trevas voltou a reinar.

Exemplo disso são as inúmeras fake news sobre curas e tratamentos milagrosos sobre a Covid-19. Nos últimos dias, um texto absurdo sobre o assunto ganhou destaque nas redes sociais. A publicação recomenda o uso de azitromicina, ivermectina, nitazoxanida (Annita) e vitamina C para combater e curar a Covid-19. A história ainda cita uma lista de alimentos com seus respectivos pH e fala sobre a ingestão de alimentos alcalinos. Por fim, a publicação ainda indica o uso de limão com água morna para impedir que o novo coronavírus ataque o nosso organismo. Confira:

“Covid-19 ◉ Devido ao colapso no Sistema de Saúde do Brasil nós profissionais da saúde preparamos esta mensagem para a população, caso você não queira logo arriscar ir a um hospital ◉ Os sintomas aparecem á partir do 3ºdia depois do contágio(sintomas de virose). ➙ 1ª fase ◉ Dor no corpo; ◉ Dor nos Olhos; ◉ Dor de cabeça; ◉ Vômito; ◉ Diarréia; ◉ Coriza ou congestão nasal; ◉ Moleza; ◉ Ardor nos Olhos; ◉ Ardor ao urinar; ◉ Sensação febril; ◉ Garganta arranhada. ➙ Importantíssimo contar os dias de sintomas: 1º, 2º 3º. ➙ Medicação: Azitromicina; tomar 1 por dia á partir do 3º dia – para diminuir o contágio, diminuir os sintomas e prevenir pneumonia. Também pode-se usar – para ser mais rápido na cura – o Ivermectina ou Anitta. ◉ É necessário agir antes da febre aparecer. ◉ Não esperar a febre chegar para tomar o antibiótico ◉ Atenção, é muito importante a ingestão de bastante líquido, em especial a água purificada. Beba bastante água para não deixar a garganta seca e para ajudar a limpar os Pulmões.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

➙ 2ª fase;(do 4º ao 8ºdia) inflamatória; ◉ Perda do paladar e/ou olfato; ◉ Cansaço aos mínimos esforços; ◉ Dor no tórax(caixa torácica); ◉ Aperto no peito; ◉ Dor na região lombar(na região dos Rins). ➙ O vírus ataca as terminações nervosas; ◉ A diferença entre cansaço e falta de ar. Falta de ar é quando a pessoa está sentada – sem fazer nenhum esforço – e lhe falta ar. Cansaço é quando a pessoa se movimenta pra fazer algo simples e se sente cansada. ➙ Precisa-se de muita hidratação e vitamina C. ➙ O Covid-19 se liga ao Oxigênio – portanto – a qualidade do sangue fica ruim, com menos oxigênio. Se você tiver com tosse, tome algum Xarope para tosse [recomendo o Acetilcisteína Xarope e envelope] .

➙ 3ª fase – cura. ◉ No 9º dia entra a fase de cura que pode ir até o 14º dia(convalescência). ◉ Não atrasar o tratamento, quanto mais cedo, melhor! ➙ Boa sorte á todos! […] ➙ Observe que o pH do Coronavírus varia de 5,5 á 8,5. Portanto – tudo o que precisamos fazer para eliminar o vírus é consumirmos mais alimentos alcalinos, acima do nível de acidez do vírus. Tais como: ◉ Bananas Limão verde → 9,9 pH; ◉ Limão Amarelo → 8,2 pH; ◉ Abacate – 15,6 pH; ◉ Alho – 13,2 pH; ◉ Manga – 8,7 pH; ◉ Tangerina – 8,5 pH; ◉ Abacaxi – 12,7 pH; ◉ Agrião – 22,7 pH; ◉ Laranjas – 9,2 pH. […]. NÃO guarde essas informações apenas para si mesmo, forneça à toda sua família e amigos”.

Tratamento com azitromicina, ivermectina, Annita e vitamina C sem ida ao hospital é o recomendado contra Covid-19?

A publicação fez grande sucesso nas redes sociais e foi compartilhada diversas vezes entre quem acredita no poder milagroso desses medicamentos contra a Covid-19. Mas será que essa história de que usar azitromicina, ivermectina, Annita e vitamina C ajuda no tratamento da Covid-19 e evita ida ao hospital é verdade? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga, bastante alarmista, possui erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis.

Além disso, o histórico de informações falsas sobre curas e tratamentos da Covid-19 na internet é bastante extenso. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros delas, desde tratamentos caseiros com chás, bicarbonato de sódio e vinho até o uso de medicamentos, como vermífugos e a famosa cloroquina.

A história surgiu de forma anônima na internet, assim como outros tantos boatos já desmentidos por aqui. Vale ressaltar que a publicação contraria todas as orientações de saúde dos órgãos responsáveis pelo assunto.

No início de julho de 2020, o Ministério da Saúde mudou suas orientações à população brasileira. De acordo com a pasta, pessoas que apresentarem sintomas de Covid-19 devem procurar um médico tão logo os primeiros sintomas apareçam. Segundo o Ministério da Saúde, a medida visa diminuir o agravamento dos casos e aliviar os atendimentos hospitalares. Essa história de procurar um médico somente após o aparecimento de sintomas mais graves é antiga e, portanto, não vale mais.

Se isso não fosse o suficiente, toda a orientação do texto se baseia em histórias falsas já desmentidas pela equipe do Boatos.org, como as que apontavam que a ivermectina e a nitazoxanida (Annita) poderiam curar e prevenir a Covid-19. Como já destacamos em nossos textos, até o momento, nenhum dos dois medicamentos apresentou benefícios no tratamento da doença. No caso da ivermectina, a dosagem que se mostrou eficaz contra o novo coronavírus chega a ser até 100 vezes superior à dosagem segura para humanos.

A equipe do Boatos.org também já desmentiu a história de que vitamina C, alimentos alcalinos e água com limão poderiam servir como tratamento contra a Covid-19. No caso da vitamina C, destacamos que a substância é de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo. Entretanto, a vitamina C não possui nenhuma ação direta sobre o vírus. Sobre o uso de água com limão e alimentos alcalinos, essa é outra história que não faz o menor sentido. Além da maior parte dos alimentos estar com o pH errado, nosso organismo não tem uma relação tão direta assim com o que ingerimos. Dessa forma, não é possível “alcalinizar” ou “acidificar” o sangue ou as células para que eles possam eliminar o novo coronavírus.

Por fim, existe ainda a menção ao antibiótico azitromicina no texto. Vale destacar que esse medicamento tem venda restrita, isto é, precisa de receita médica para ser vendido. É importante lembrar que a venda desse tipo de medicamento sem receita médica se enquadra como crime previsto no Código Penal Brasileiro. O responsável pela venda pode ser preso, o estabelecimento fechado e, dependendo do tipo de medicação, o farmacêutico pode chegar a responder por tráfico de drogas.

Além disso, o uso indiscriminado de antibióticos pode trazer sérios danos à saúde. E não espere passar por isso para levar essa informação a sério, uma vez que essa situação pode colocar sua vida em risco. O uso indiscriminado de antibióticos, especialmente sem orientação médica, pode alterar a resistência da bactéria, não curando a doença e deixando o medicamento ineficaz no combate à mesma bactéria em infecções futuras. Se isso não fosse suficiente, o uso indiscriminado de antibióticos pode afetar o funcionamento das bactérias que auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo, principalmente as da flora intestinal e das regiões íntimas.

Em resumo: a história que diz que tomar azitromicina, ivermectina, Annita e vitamina C, sem ir ao médico, seria o mais recomendado contra a Covid-19 é falsa! Para começo de história, o texto se baseia em diversas informações falsas já desmentidas aqui no Boatos.org. Além disso, nenhuma das substâncias citadas no texto se mostrou eficaz no combate à Covid-19 em estudos científicos. Por fim, a azitromicina é um antibiótico e não pode ser vendido sem receita médica. Se isso não bastasse, o uso indiscriminado e sem acompanhamento médico desses medicamentos pode trazer sérios danos à saúde. Ou seja, a história não passa de um monte de balela e ainda pode colocar a vida de muita gente em risco. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK