Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Torsilax está proibido porque causa infarto e problemas nos rins #boato

Torsilax está proibido porque causa infarto e problemas nos rins #boato

Boato – Não tomem Torsilax pelo amor de Deus. A Anvisa proibiu a venda do medicamento porque ele causa infarto, problema nos rins e tem um monte de gente internada.

Um hábito que nenhuma pessoa deveria, em teoria, adotar é a automedicação. Outro hábito que ninguém deveria adotar é o de acreditar cegamente nos conselhos sobre saúde da internet. E é justamente um “conselho médico” que está viralizando no WhatsApp.

Um áudio publicado no aplicativo de mensagens, que teria sido gravado por uma médica, aponta que o medicamento Torsilax foi proibido pela Anvisa. De acordo com a autora do áudio, ele foi proibido por ter causado infarto e problema nos rins nas pessoas. Escute o áudio e leia a transcrição dele:

Deixa eu te falar: não toma Torsilax pelo amor que você tem a Deus e a sua vida. Eu tenho duas pacientes que estão internada. Uma já está estável porque tinha tomado há pouco tempo e a outra está em coma por conta do Torsilax.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O Torsilax está proibido pela farmácia porque ele está tendo umas reações. Ele está paralisando os rins e provocando… acelera o coração. Então, ele tá provocando taquicardia. As pessoas estão infartando. Não toma Torsilax. Por isso que eu perguntei se você tava tomando alguma coisa. Sabe o que que você vai tomar.

Você toma o Mioflex, você toma Miosan… Alginac 1000 é o melhor que tem para crise de coluna. Ou Diclofenaco de potássio. Esses você pode tomar sem medo. Eu trabalho na área da saúde, por isso que eu tô te falando…

O Torsilax está proibido gente. Então fica para todos vocês não tome Torsilax. O pastor da igreja da minha mãe, aos 42 anos, teve um infarto, ficou na sala vermelha por excesso de Torsilax por conta de dores na coluna. Não tomem Torsilax por favor. Nenhum de vocês.

Torsilax está proibido porque causa infarto e problemas nos rins?

O tal áudio circulou muito no WhatsApp e as buscas por notícias relacionadas à proibição do Torsilax cresceram no Boatos.org. Mas será mesmo que a informação procede e será que o medicamento está causando problemas no coração e nos rins? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao ter acesso ao conteúdo, já ficamos desconfiados. Claramente, a pessoa não tem a linguagem de alguém da área médica. Além de diversos erros de concordância, a pessoa que gravou o áudio não demonstra ter muito conhecimento de medicina. Mesmo assim, resolvemos apurar mais.

A mentira mais escancarada da história é a que aponta que o Torsilax está proibido. Tentamos achar qualquer notícia ou resolução da Anvisa que fale da proibição e nada encontramos. Ou seja, não existe a proibição. Só que o áudio deixa mais duas perguntas no ar.

A primeira é se o remédio causa infarto e problema nos rins. Se você tomar o remédio corretamente, com prescrição médica, não irá acontecer os efeitos colaterais. O grande problema está no abuso da medicação. Apesar dessa precaução, o fato é que não encontramos nenhum caso de infarto ou problema nos rins causados pelo remédio (e descritos em fontes confiável) se tomado corretamente.

A segunda é se você não deve nunca tomar Torsilax e deve tomar os outros remédios citados para dor. No mundo ideal, você deve consultar um médico para ter a prescrição de qualquer remédio (seja Torsilax, Mioflex, Miosan, Alginac ou qualquer outro). Ele que vai saber dizer o que é melhor para a sua dor.

Resumindo: a história que aponta que o Torsilax está proibido é falsa. Veio de um áudio sem provas e não é balizado por nenhuma notícia. Sobre o resto da informação, não encontramos nenhum caso de infarto ou problema nos rins em fontes confiáveis. Mesmo assim, o ideal é você procurar um médico em caso de problemas de saúde.

 Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.