Tomar banho frio causa derrame (AVC) e desmaios no banheiro #boato

Boato – Se você tomar banho frio da maneira errada (começando pela cabeça) pode ter um derrame (AVC) ou desmaiar no banheiro. Jeito certo de tomar banho é começando pelos pés.

Não são raras as vezes que temos que, em poucos dias, incluir informações sobre um desmentido já feito aqui. Em alguns casos, nós incluímos a informação no próprio artigo. Na maioria das vezes, acabamos fazendo um texto novo. É o caso de hoje.

Um texto que conta “a forma certa” de tomar banho e foi desmentido há alguns dias aqui ganhou uma informação nova: a de que tomar banho frio causaria derrame (AVC) e desmaios no banheiro. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

TOMANDO BANHO FRIO / DESMAIANDO NO BANHEIRO. Qual é a causa? Sempre ouvimos falar de pessoas que tiveram um derrame e cairam no banheiro. Por que não ouvimos falar de quedas em outro lugar?Quando participei de um curso de estilo de vida saudável, uma professora do Conselho Nacional de Esportes, que também participou do curso, disse:

A cabeça não deve ser lavada primeiro no processo de banho, mesmo lavando o cabelos. Outras partes do corpo devem ser lavadas primeiro, porque quando a cabeça está molhada e resfriada, o sangue flui para a cabeça para aquecê-la. Se os vasos sanguíneos se estreitarem, devido a água fria, isso poderá causar ruptura dos mesmos. Por isso que geralmente acontece no banheiro. Seja consciente para impedir que isso aconteça.

PROCESSO DE BANHO CORRETO: Comece a molhar o corpo a partir da planta dos pés. Progrida para as pernas, as coxas, o abdômen e depois os ombros. Nesse ponto (ombros), faça uma pausa de 5 a 10 segundos. Pode-se sentir o calor saindo do corpo. Só depois tome banho como de costume.

SABEDORIA: Quando esvaziamos um copo com água quente e imediatamente o enchemos com água fria, o que acontece? O vidro vai quebrar. É assim também com o corpo humano. Naturalmente, a temperatura do corpo é muito quente, enquanto a água é muito fria

A água fria no corpo ou na cabeça diretamente e repentinamente, pode contrair os vasos sanguíneos, enquanto o sangue vai fluir com mais intensidade para aquecer. Isso pode causar o rompimento dos vasos. É por isso que as pessoas frequentemente sofrem um derrame no banheiro, devido ao método inadequado de banho.

DICA: Este método de banho é adequado para todas as idades, especialmente àquelas pessoas com diabetes, pressão alta, colesterol e enxaqueca / dores de cabeça. Por favor, compartilhe essa informação. Ela pode salvar vidas!

Tomar banho frio causa derrame (AVC) e desmaios no banheiro?

Muita gente compartilhou a “nova versão da história”. Mas será mesmo que o tomar banho frio causa derrames e desmaios no banheiro. A resposta é não. Como a explicação que utilizamos há poucos dias vale para o caso de hoje, relembre o que escrevemos:

Ao ler as mensagens, de cara, ficamos desconfiados. As publicações apresentam caráter vago, alarmista, erros de português e falta de fontes confiáveis.

Além disso, infelizmente, esse tipo de história é bastante recorrente nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que evitar usar celular à noite poderia ajudar no combate ao câncer de olho. Também a que apontava que beber água gelada pode causar câncer e infarto e, por fim, a que dizia que limão com água quente pode matar células cancerígenas.

Pois bem. A história diz que sempre ouvimos falar de quedas no banho e nunca em outro lugar. Porém, ao contrário do que aponta a publicação, o AVC pode ocorrer em qualquer situação, inclusive dormindo. Vale ressaltar que, em 2005, durante o Big Brother Brasil 5, uma das participantes do programa, Marielza Santos, sofreu um AVC enquanto estava sentada na hidro-spa do programa.

Em seguida, o texto cita uma professora do “Conselho Nacional de Esportes”, o que enfraquece ainda mais a tese. Tudo porque a profissão não tem nada a ver com AVCs, que seriam a especialidade de um neurologista. Além disso, percebemos que o cargo e a instituição não condizem com um local brasileiro. Ou seja, a história poderia ter surgido em outro idioma. Dito e feito. Ao buscar por mais detalhes, descobrimos a mesma corrente em inglês.

Porém, ao buscar por fontes confiáveis, não encontramos nenhuma que embase tal recomendação. Nem em inglês, muito menos em português. Ao buscar por qualquer relação entre AVC e não lavar a cabeça primeiro, também não encontramos nada.

Para quem não sabe, um AVC acontece quando vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem. Ele causa paralisia na região do cérebro que permaneceu sem circulação sanguínea.

Entre os sintomas estão o formigamento da face, do braço ou da perna, confusão mental, alteração da fala ou compreensão (a pessoa começa a falar enrolado, como se estivesse alcoolizada), tontura, alteração no andar e dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

Já entre os hábitos e/ou condições que podem aumentar o risco de um AVC estão a hipertensão, colesterol alto, diabetes tipo 2, obesidade, tabagismo, sedentarismo e histórico familiar. Ou seja, nada de banho na água gelada.

Por fim, a comparação entre os vasos sanguíneos e um copo de vidro é, no mínimo, absurda. O tipo de vaso sanguíneo que leva sangue do coração ao resto do corpo são as artérias. Elas são espessas e dilatáveis, ao contrário do copo de vidro. Além disso, o corpo humano possui um processo de termorregulação. Se o ambiente externo está muito frio e a temperatura corporal cai, o complexo hipotálamo-hipófise envia uma mensagem nervosa, o que desencadeia o processo de vasoconstrição. Por sua vez, a vasoconstrição permite que haja diminuição na perda de calor para o exterior. Os vasos sanguíneos não estouram nesse processo, uma vez que é um processo natural do corpo humano e os vasos sanguíneos podem dilatar e contrair nesse movimento.

Resumindo: como vocês puderam ver, a mensagem em questão usa dados errados para tentar ensinar uma suposta “forma correta de tomar banho”. Ou seja: a tese que aponta que banho frio causa derrames é falsa. Não passa de mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2UyyDRF

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet