Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tailândia descobre que carne de porco causa câncer e mata animais #boato

Tailândia descobre que carne de porco causa câncer e mata animais #boato

Boato – Tailândia mata porcos após descobrir que carne de porco causa câncer.

Não é a primeira e, provavelmente, não será a última vez que circula na internet um alerta sobre alimentos que causam câncer. Aqui, no Boatos.org, já apareceram vários deles e sim, nós já perdemos as contas de que quantas vezes isso aconteceu.

O último que circula pela internet indica que a Tailândia descobriu que a carne de porco causa câncer. O texto aponta que para eliminar o risco de contaminação, o governo resolveu queimar os animais. A publicação está circulando pelo Facebook e é acompanhado de um vídeo (obviamente, não vamos divulgar aqui) que mostra os porcos jogados numa vala. Confira a mensagem:

OS PORCOS Depois de várias análises laboratoriais intensivas durante 3 anos, para a descoberta do principal agente causador de doenças que atingem ao ser humano principalmente as cancerígenas, a Tailândia anunciou francamente que o porco e os seus derivados é o principal causador de cânceres. E orientou a eliminação de todos os porcos existentes naquele país, proibiu a sua domesticação, o consumo da sua carne, a sua importação incluindo todos os produtos que contém derivados daquele animal…

Tailândia descobriu que carne de porco causa câncer e matou animais?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O vídeo (infelizmente) é real. Mas a história por trás dele é bem diferente. A história é mais falsa que nota de três reais e a explicação chega até ser meio óbvia. Entenda os porquês.

Para início de conversa, saiba que o texto carrega aquele velho enredo de boatos online. É vago, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português. Mas não é só isso: denúncias de alimentos que causam câncer são figurinhas carimbadas no mundo dos boatos. Só no ano passado, desmentimos histórias envolvendo melancia, batata e alimentos aquecidos no microondas.

Como já explicamos um milhão de vezes, existem diversas causas para o câncer. Apesar de algumas estarem ligadas a alimentação, não existe nenhuma ligação entre o câncer e a carne suína. Inclusive, ao buscar sobre o assunto, não encontramos nada a respeito. Não existe nenhuma descoberta do governo da Tailândia sobre o consumo de carne de porco.

Ah, mas é o vídeo? Pois bem, de fato, as imagens são reais. Mas passam longe da Tailândia e da causa do câncer. A propósito, são dois vídeos. Um deles, que acompanha a mensagem, foi registrado na Coreia do Sul e os animais foram sacrificados por causa de um surto de febre aftosa e suspeitas de gripe suína. Os porcos foram condenados ao abate, após a confirmação de 115 casos da doença, em Andong. O outro foi registrado na China (que, inclusive, motivaram a circulação de outras versões do boato).

Resumindo, vossas senhorias têm diante de si mais um boato fruto de alarmismo e muita desinformação. Isso porque o vídeo compartilhado nas redes sociais não tem nada a ver com a Tailândia e muito menos com porcos que causam câncer. Ou seja, é boato!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.