Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Usar sutiã aumenta o risco de câncer de mama em mulheres #boato

Usar sutiã aumenta o risco de câncer de mama em mulheres #boato

Boato – Evite usar sutiã e antitranspirantes. Prática aumenta a chance de desenvolver câncer de mama em mulheres. 

Não faz muitos dias que o Boatos.org desmentiu a história bizarra de que garrafa plástica aquecida causava câncer de mama. Na mesma semana, publicamos uma lista com 7 boatos sobre Outubro Rosa, câncer de mama e mamografia.

Pois é, parece que balelas sobre o câncer de mama viraram moda no mundo da boataria. Isso porque estamos aqui, mais uma vez, para desmentir uma informação falsa sobre o câncer de mama. Dessa vez, a história aponta que usar sutiã aumenta o risco de câncer de mama em mulheres. Leia o que diz a mensagem:

Print de mensagem sobre risco do uso de sutiã
Print de mensagem sobre risco do uso de sutiã

Usar sutiã aumenta o risco de câncer de mama em mulheres?

A mensagem viralizou nas redes sociais e em aplicativos de mensagens e, infelizmente, muita gente levou o alerta a sério. Mas nós vamos esclarecer por que ela não deve ser compartilhada.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O primeiro ponto que deve ser levado em conta para desmascarar a farsa é a própria mensagem. Afinal, o texto contempla todos os elementos de boatos que circulam online: é alarmista, possui informações vagas e pede compartilhamento.

Dito isso, saiba que ao procurarmos a origem do texto, encontramos algumas publicações em inglês que sustentam a hipótese de que o seio “preso” evita a movimentação e a eliminação de fluidos. Impressionados? Não fiquem, porque a tese foi derrubada pelo Science e The Guardian.

Segundo eles, a tese não se sustenta por dois motivos: o primeiro está ligado ao fato de que não existe evidências suficientes para provar a teoria. Já o segundo motivo é que os fatores de risco de câncer de mama estão ligados à idade, fatores genéticos e hormônios, ou seja, nada de sutiã. Inclusive, o portal de notícias Huffpost classificou a história como “cruel”.

Além disso, um estudo publicado pela BBC News provou que não existe ligação entre o uso do sutiã e o câncer de mama. Pronto, junte essas informações com mais esse pensamento lógico: se não existe ligação entre sutiã e câncer de mama, a tese sobre o uso de sutiã preto ou a noite não faz o menor sentido.

Resumindo: a história que aponta que usar sutiã aumenta o risco de câncer de mama em mulheres é falsa. Tudo não passa de mais um dos muitos boatos sobre doenças na internet. Ou seja, mais um mito sobre o câncer.

Em tempo: o texto também tem a informação de que o uso do antitranspirante aumenta a chance de desenvolver câncer de mama. A história foi desmentida pelo Boatos.org em meados de 2014.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.