Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Haverá um surto de conjuntivite na América do Sul nos próximos 3 meses #boato

Haverá um surto de conjuntivite na América do Sul nos próximos 3 meses #boato

Boato – Dentro dos próximos três meses, vocês verão um surto fortíssimo de conjuntivite nos países da América do Sul. Haverá até casos com complicações graves. Cuidado.

A higiene pessoal é algo importantíssimo para mantermos a nossa saúde em dia. Infelizmente, nem todo mundo se lembra de tomar ações como lavar as mãos com frequência. Porém, um texto que circula no WhatsApp está “prestando esse serviço” de uma forma, digamos, eficiente: fazendo terrorismo.

De acordo com uma mensagem que circula online, a América do Sul terá, nos próximos três meses, um violento surto de conjuntivite. A mensagem aponta que haverá muitos casos de conjuntivite viral, bacteriana e até complicações graves. Leia:

Dentro desses próximos 3 meses , vocês verão um Surto Absurdo de conjuntivite Viral, Bacteriana , e até complicações graves!!! Preparem-se, Higiene a todos lugares e momentos!! LAVE, SEQUE, ÁLCOOL. LAVE, SEQUE, ÁLCOOL. LAVE, SEQUE, ÁLCOOL. LAVE, SEQUE, ÁLCOOL Surto Fortíssimo Conjuntivite na América do Sul !!! Lavem as mãos e use álcool, a todo momento!!!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Saiu de casa, evite pegar no rosto e coçar os olhos. Evite pegar nos cabelos. Higienize a bolsa, Chaves , carro, motocicleta, capacete. Higienize a maçaneta das portas, e torneiras. Não use medicações( colírios) antigas Não use medicações (colírios)de outras pessoas NÃO FAÇA AUTOMEDICAÇÃO!! Usar álcool gel a todo momento, leve um vidro pequeno consigo. Álcool a todo momento e lavar as mãos e braços SEJA RESPONSÁVEL Dr Cláudio Tolentino Faça a sua parte e ajulde a divulgar Obrigado

Haverá um surto de conjuntivite na América do Sul nos próximos 3 meses?

Apesar de ter sido escrito “com boas intenções”, o texto tem um detalhe que nos incomodou: a informação que aponta para um surto na América do Sul e para casos com consequências graves é, para sermos elegantes, exagerada. Vamos aos fatos.

Para começar, o texto segue todas as características de um boato online. É vago, alarmista, tem erros de português e tem pedido de compartilhamento. Já falamos (veja mais detalhes no vídeo abaixo) que textos assim são, provavelmente, falsos.

Com uma desconfiança sobre o assunto, fomos procurar mais informações a respeito do “surto de conjuntivite”. É fato que algumas regiões estão registrando casos acima do normal da doença. Essa notícia do G1 aponta que 41 cidades de Minas Gerais apresentaram surtos de conjuntivite.

Porém, não há nada de previsão para toda a América do Sul. Tentamos procurar qualquer tipo de alerta para a doença no continente e nada foi encontrado. Ou seja, a tese do “surto para a América do Sul” não se sustenta.

Ao buscarmos mais sobre a origem do texto, descobrimos que ele foi “adulterado” com o passar do tempo. As primeiras versões do texto, de fato, falam do surto “apenas” em Minas Gerais. Mais do que isso, o texto original não fala sobre “surto bacteriano” e “complicações graves”. Olha aí:

Surto Fortíssimo Conjuntivite em Minas Gerais !!! Lavem as mãos e use álcool, a todo momento!!! Saiu de casa, evite pegar no rosto e coçar os olhos. Evite pegar nos cabelos Higienize a bolsa, Chaves , carro, motocicleta, capacete. Higienize a maçaneta das portas, e torneiras. Não use medicações( colírios) antigas Não use medicações (colírios)de outras pessoas NÃO FAÇA AUTOMEDICAÇÃO!! Usar álcool gel a todo momento, leve um vidro pequeno consigo. Álcool a todo momento e lavar as mãos e braços SEJA RESPONSÁVEL Dr Cláudio Tolentino

Já deu para entender o que aconteceu? Há, de fato, um surto de conjuntivite em algumas cidades de Minas Gerais e um médico fez algumas recomendações. Alguém pegou o texto, “ampliou” o surto para toda América do Sul e passou a falar há previsão de que os casos registrados podem causar complicações graves. É o típico caso do aumenta e inventa.

Resumindo: a mensagem que aponta que há um surto de conjuntivite na América do Sul e há casos graves é falsa. Há, de fato, poucas regiões com casos (por enquanto sem gravidade) da doença. Mas nada próximo do que é dito no texto. Quanto as recomendações descritas na mensagem, vale seguir. Mas não precisa ficar paranoico.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.