Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Seringas com soro fisiológico estão sendo aplicadas em idosos no Brasil #boato

Seringas com soro fisiológico estão sendo aplicadas em idosos no Brasil #boato

Seringas com soro fisiológico estão sendo aplicadas em idosos no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Profissionais de saúde estão desviando vacinas para parentes e amigos. Em idosos, eles usam seringas com soro fisiológico em lugar do imunizante.

Não sabemos se essa é uma boa notícia, mas o fato é que os boatos sobre vacinação estão se modificando nos últimos dias. No lugar de denúncias diretas contra os imunizantes (típico de movimentos antivacinas), mensagens falsas sobre o processo de vacinação em si começaram a circular na internet.

A última das histórias aponta para uma “denúncia bombástica” contra profissionais de saúde que estão aplicando as vacinas nos grupos prioritários (como idosos). De acordo com um texto que viralizou na web, eles estariam desviando doses das vacinas para “amigos e parentes”. Para tanto, estariam aplicando vacinas com soro fisiológico. Leia a mensagem que circula online:

#VacinaCovid19 Já avisei meus pais e fica o aviso pra todos: no dia da vacinação de vocês não aceitem tomar a vacina se ela já estiver em uma seringa pronta …exijam que o profissional aspire do frasco na sua frente e mostre o frasco…nome…validade da vacina.… Eles deixam seringas prontas com soro fisiológico e usam a vacina para amigos e família.… ISSO SE CHAMA ACIMA DE TUDO….BRASIL…DE B… !!! Avisem que vão filmar tudo e denúncias na ANVISA….e filmem….lembrem de levar o celular Vamos exigir respeito….bando de safados…. ! #Concordo.

Seringas com soro fisiológico estão sendo aplicadas em idosos no Brasil?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A “denúncia” se espalhou com muita força na internet e, claro, deixou muita gente preocupada e/ou indignada. Apesar do alarde, não há qualquer prova de que isso esteja acontecendo no Brasil. Nem os desvios tampouco a aplicação com seringas de soro fisiológico.

A mensagem e o histórico já nos deixam alertas em relação ao conteúdo. A mensagem tem características de boatos online como ser vaga, (muito) alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis.

Além disso, boatos sobre o processo de vacinação têm sido recorrentes. Recentemente, desmentimos histórias falsas sobre vacinas sendo desviadas e vendidas no mercado negro, calendários falsos de vacinação e denúncias falsas sobre ferramentas eletrônicas para agendamento das vacinas.

Com base nisso, resolvemos buscar por mais detalhes em relação à tal denúncia sobre vacinas sendo aplicadas com soro fisiológico. Sabe quantos casos achamos no Brasil todo? Nenhum. Até o momento, não há qualquer relato de que isso realmente tenha ocorrido.

Ao buscar, na publicação, por quaisquer provas de que as vacinas que estão sendo aplicadas são falsas, nada encontramos. A mensagem apenas joga a denúncia de forma vaga (e bem genérica) e não aponta nenhuma prova (como vocês sabem, o ônus da prova é de quem acusa).

É importante citar que, de fato, manuais do Ministério da Saúde apontam que a vacina deve ser preparada no momento da aplicação. Na página 45 deste manual, há a seguinte informação: “Após a abertura, a solução deve ser mantida no frasco da vacina. A dose deve ser aspirada somente no momento da administração. Nunca deixe seringas preenchidas (previamente preparadas) armazenadas na caixa térmica de uso diário da sala de vacinação”.

Caso você deseje, é possível negar uma vacina que está em uma seringa “já pronta”. Em 2015, a GloboNews chegou a denunciar que vacinas contra a gripe estavam sendo feitas de forma incorreta em postos de saúde no Rio de Janeiro.

Apesar disso, nem sempre será possível o frasco da vacina ser aberto na frente da pessoa que vai ser imunizada contra a Covid-19. Isso porque alguns frascos da Coronavac (vacina da Sinovac e Instituto Butantan contra o coronavírus) e da vacina da AstraZeneca são multidoses. De acordo com esse documento do Ministério da Saúde, um frasco de 5 ml serve para 10 doses do imunizante. Ou seja: a vacina deve ser preparada na hora, mas em alguns casos será em um frasco já aberto.

Resumindo: apesar de, de fato, manuais apontarem que seringas para vacinação só devem ser preparadas no momento da aplicação, não há qualquer prova (como aponta a mensagem) de que elas estão sendo preenchidas com soro fisiológico para que doses da vacina sejam desviadas para “parentes e amigos de profissionais da saúde”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK