Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Secretário de Saúde escreve mensagem “chegamos ao pico” da Covid-19 #boato

Secretário de Saúde escreve mensagem “chegamos ao pico” da Covid-19 #boato

Secretário de Saúde escreve mensagem “chegamos ao pico” da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Secretário estadual de Saúde escreveu uma mensagem com o título “chegamos ao pico”, falando de “30 dias difíceis, de muita dor” por causa da Covid-19.

Infelizmente, o Brasil começa a presenciar o que chamamos de “segunda onda” da Covid-19. Depois de meses na queda de casos, o país começa a registrar o recrudescimento de números da pandemia. Em meio a isso, uma mensagem lá do início da “primeira onda” voltou a circular na internet.

Atribuída ao “Secretário Estado Saúde”, a mensagem tem o título “chegamos ao pico” e fala sobre “30 dias difíceis”. Há, ainda, um pedido para se evitar visitas a familiares, para tomar cuidado com fontes de infecção e para que se lave as mãos com frequência. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Mensagem do Secretário Estado Saúde. *CHEGAMOS AO PICO* Irmãos, amigos, familiares, enfim – todos. Pelo que os especialistas afirmam, a partir de amanhã teremos, no mínimo 30 dias difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso – realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conversem com os amigos e familiares, não faça visitas… Não coloquem a vida de parentes e amigos em riscos. O contágio é gigantesco e pode vir no ar… Tosse… Espirro… Solas de sapatos…. Sacolas de supermercados… Embalagens etc.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora. Compartilhe e envie essa mensagem para todos os seus amigos e familiares. Vamos ter nos próximos dias a maior taxa de isolamento social do Brasil. Juntos somos mais fortes… Não esqueça.. Envie agora mesmo esta mensagem em todas as redes sociais… Cuidem da higiene pessoal… Lavem as mãos sempre e evitem tocar no rosto. Fé em Deus! Esperamos que depois disso, que tudo passar, possamos voltar melhores… Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo! Mensagem do Secretário Estado Saúde: *CHEGAMOS AO PICO*

Secretário de Saúde escreveu mensagem “chegamos ao pico” da Covid-19?

Sem dúvida, as recomendações do texto em questão (eu incluiria o pedido de uso de máscaras e o não compartilhamento de fake news) são válidas. Porém, há duas informações erradas nele. Nem “chegamos ao pico” da pandemia tampouco a mensagem foi escrita por um “Secretário Estado Saúde”.

O nosso briefing inicial do texto já nos deixou desconfiados. Isso porque a mensagem tem características de boatos como o caráter vago (sequer é dito o nome do Secretário de Saúde ou o estado dele), alarmista, com erros de português (inclusive em Secretário Estado Saúde), pedido de compartilhamento e falta de citação de fontes confiáveis.

Para além disso, a mesma mensagem (como falamos no início desse texto) já foi fruto de um desmentido do Boatos.org em junho. Na época, o texto foi atribuído ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Na época, a mensagem foi desmentida pela própria Secretaria de Saúde do Paraná e explicamos que esse papo de “os próximos dias vão ser o pico” já era velha.

A premissa de junho vale para dezembro. Como vocês viram, o texto em questão já está sendo atribuído a um secretário de Saúde desde o meio do ano. Não ia ser agora que ele passaria a valer. A prova disso é que, em alguns estados, a mensagem foi desmentida por outras secretarias de Saúde como de Rondônia e Paraíba. Além do Paraná, outros estados como Mato Grosso do Sul e Espírito Santo também já haviam negado a autoria do texto.

Vale dizer que, assim como em junho, não é possível dizer se chegamos ao “pico da pandemia”. É fato que os números da pandemia têm assustado, mas só saberemos quando foi “o pico” após superarmos (de vez) a pandemia.

Resumindo: o texto em questão não veio de um secretário de Saúde e nem podemos falar (pelo menos no momento) que “chegamos ao pico da pandemia”. Independentemente disso, vamos nos cuidar para não fazer a situação piorar ainda mais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK