Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Própolis previne e cura a Covid-19 #boato

Própolis previne e cura a Covid-19 #boato

Própolis previne e cura a Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Estudo mostra que consumir própolis duas vezes por dia é o suficiente para prevenir e curar a Covid-19. 

O início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil acendeu um sinal de esperança em todos os brasileiros e mostrou que a luz no final do túnel, enfim, chegou.

Enquanto isso, diversos pesquisadores ao redor do mundo seguem com seus estudos para tentar descobrir uma forma de tratamento contra a Covid-19. No dia 15 de janeiro de 2021, cientistas divulgaram um estudo que demonstrou que o própolis poderia reduzir o tempo de internação de pacientes infectados pelo SARS-CoV-2.

É claro que as fake news sobre o assunto não demorariam a chegar. De acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, o propólis seria capaz de prevenir e também curar a Covid-19 com apenas duas doses diárias. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Propolis em doses de 500mg 2x por dia, está bloqueando muito bem. Ninguém contraiu a doença inclusive eu, médico de 71anos, diabético. E não parei de atender. Já fiz dois exames de sangue e todos negativos”. Versão 2: “Sabias que a Própolis das abelhas previne e cura o Covid?”.

Própolis previne e cura a Covid-19?

A informação, rapidamente, se espalhou pelas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp. Apesar da rápida divulgação, a informação não passa de balela!

No último ano, histórias falsas sobre a Covid-19 e o SARS-CoV-2 foram bombardeadas pela internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que estudos mostrariam que a nitazoxanida seria a cura para a Covid-19. Também a que indicava que a combinação de alho com vinagre de maçã poderia curar a Covid-19 e matar o coronavírus e, por fim, a que apontava que um estudo mostraria que enxaguantes bucais poderiam curar a Covid-19.

Como citamos anteriormente, o estudo, de fato, existiu. Entretanto, a história não é bem assim. Um pré-print da pesquisa foi disponibilizado na internet no dia 9 de janeiro de 2021. Isso significa que o estudo ainda não foi revisado e muito menos aprovado por pares (processo obrigatório para uma pesquisa ser considerada válida perante à academia e à sociedade). Além disso, o número de participantes do estudo também não é suficiente para cravarmos o própolis como a “cura”. Apenas 124 voluntários participaram da pesquisa inicial. De acordo com os cientistas responsáveis pelo estudo, após o resultado positivo, uma pesquisa duplo cego e com um maior número de voluntários deve ser feita para atestar a eficácia clínica da substância.

Se isso não fosse suficiente, o estudo sequer sugere que o própolis pode prevenir ou curar a Covid-19. Segundo dados da pesquisa, o própolis foi capaz de reduzir o tempo de internação de pacientes infectados pelo SARS-CoV-2. Como sabemos, até o momento, as únicas coisas capazes de prevenir a Covid-19 são as medidas de proteção (uso de máscara, distanciamento social, boa higiene das mãos etc) e a vacina.

Em resumo: a história que diz que o própolis seria capaz de prevenir ou curar a Covid-19 é falsa! A história surgiu depois que um pré-print (sem revisão e aprovação por pares) foi publicado em uma plataforma específica para divulgação de estudos. Como a pesquisa ainda não foi revisada por pares, não possui, ainda, validade científica. Além disso, o número de voluntários da pesquisa foi bastante reduzido, necessitando de mais dados para se inferir alguma coisa. Por fim, o estudo não pretendia avaliar o potencial de cura ou tratamento do própolis. Na realidade, a pesquisa mostrou que o própolis foi capaz de reduzir o tempo de internação de pessoas contaminadas pela Covid-19.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK