Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Presidente da Santa Casa de Porto Alegre alerta sobre gripe H3N2 #boato

Presidente da Santa Casa de Porto Alegre alerta sobre gripe H3N2 #boato

Boato – O presidente da Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre, gravou um áudio alertando para o risco de morte com a gripe H3N2 no outono e inverno de 2018.

Com o inverno chegando no Brasil, a preocupação da população com doenças sazonais se modifica. Saem a dengue e doenças causadas pelo aedes aegypti e entram as doenças respiratórias. E, nem bem a estação mais fria do ano chegou, já há um boato relacionado a uma dessas doenças.

Um áudio está viralizando no WhatsApp. Nele, um homem alerta para os perigos do vírus da influenza H3N2. De acordo com o texto que acompanha a mensagem, o áudio teria sido gravado pelo “presidente da Santa Casa de Porto Alegre”. “GENTE ESCUTEM O AUDIO A SEGUIR É SERIO É O PRESIDENTE DA SANTA CASA PORTO ALEGRE”, diz a mensagem. Escute o áudio e leia trechos da transcrição dele.

Bom dia a todos, especialmente ao senhor Francisco, que é o Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Eu já comuniquei ao senhor e as senhoras, mandei e-mail para o Prefeito Municipal e ele já me respondeu que está ciente. Já mandei para todos os vereadores…

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Esse outono, inverno nós vamos ter uma epidemia de gripe. Eu tenho um amigo que é infectologista na Unicamp, ele me garantiu que a gripe vai ser muito forte. O H3N2, uma nova mutação do vírus que já começou a circular no inverno do ano passado, ele fez um estrago nos últimos meses nos Estados Unidos e na Europa. Ele é um vírus muito forte chegou aqui no Brasil as duas primeiras mortes foram essa semana em Taubaté. É só vocês colocarem no no G1 tá

Ele é um vírus muito forte. A Santa Casa já vive lotada sua a sua Emergência com 13 leitos e depois da UTI com 18 leitos. São 20, mas eu tenho que deixar dois de reserva em caso de problemas cirúrgicos e fora o outro leito que tem lá se tem, que é um leito reservado para pessoas com problemas de contágio né. São aqueles quartos separados para isso.

Pois bem então eu quero fazer esse Alerta que, se hoje já é lotado, imagine que uma epidemia de gripe onde especialmente os mais velhos vão pegar pneumonia e vão vim a óbito. Vai morrer muita gente nesse inverno com essa gripe. Eu acredito que essa previsão vai se concretizar porque esse é meu amigo da Unicamp… ele conhece, ele é infectologista. É um vírus muito forte, um dos vírus mais graves de gripe na sua mutação dos últimos 10 anos. […]

Presidente da Santa Casa de Porto Alegre alertou sobre gripe H3N2 em áudio?

A história circulou muito na internet e deixou muita gente em dúvidas. Mas será mesmo que o áudio foi gravado pelo presidente da Santa Casa de Porto Alegre? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para esclarecer a história, fizemos duas coisas. Como sempre, escutamos com detalhes o áudio e percebemos que algumas informações não batem. Para além do sotaque da pessoa que grava o áudio (longe de ser de alguém do Rio Grande do Sul), há um momento em que o “prefeito Crespo” é citado.

Com base nessa informação, descobrimos que, de fato, foi o presidente da Santa Casa que gravou o áudio. Porém, foi da Santa Casa de Sorocaba. Quem está na gravação (direcionada a nove pessoas) é o padre Flávio Jorge Miguel Júnior, que estava se referindo ao prefeito de Sorocaba, José Caldini Crespo. Ao Jornal Ipanema, o padre Flávio se disse surpreso pela repercussão do áudio. Leia trecho da declaração:

O objetivo [do áudio] não é alarmar e nem causar pânico na cidade, mas alertar para que sejam tomadas as devidas precauções com antecedência. Por isso, eu entrei em contato com o prefeito José Crespo (DEM) e falei com ele sobre essa hipótese.

Para além disso, entramos em contato com a Santa Casa de Porto Alegre (que sequer tem presidente na sua estrutura) e recebemos uma nota negando que alguém da unidade foi o responsável pelo áudio. Leia:

Esclarecimento: áudio sobre epidemia de gripe erroneamente vinculado à Santa Casa de Porto Alegre A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre informa que o áudio e notícias sobre epidemia de gripe que têm circulado nas redes sociais e aplicativos de conversa, não dizem respeito à instituição gaúcha. O hospital em questão é do interior de São Paulo e não possui qualquer vínculo com a Santa Casa de Porto Alegre.

Resumindo: o áudio que circula na internet não foi criado pelo presidente da Santa Casa de Porto Alegre. O áudio é de autoria do presidente da Santa Casa de Sorocaba e, de acordo com ele, não deveria ter viralizado.

Mas e aí? Vamos todos morrer de gripe H3N2?

É possível que, em um futuro próximo, tenhamos que dedicar um texto só para esse assunto (estamos entrando em contato com o ministério da Saúde para saber mais informações sobre a doença). Por enquanto, só temos uma coisa para falar: não criemos pânico.

É fato que há preocupação das autoridades com o H3N2 (o áudio de Sorocaba prova isso). Também é fato que houve 47 mil casos nos EUA e que houve duas mortes no Brasil neste ano. Apesar disso, há motivos para não se apavorar.

O primeiro motivo para as pessoas se tranquilizarem está na vacina. A mesma vacina que protege contra o vírus da gripe comum e do H1N1 (gripe A ou suína) também protege contra o H3N2. As pessoas dos grupos mais vulneráveis (idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios) devem simplesmente fazer o que fazem em todos os anos: tomar a vacina.

O segundo motivo que pode “tranquilizar” está no histórico. Há alguns anos, o H3N2 circula no Brasil. Em 2017, foi o vírus que mais circulou por aqui. Você chegou a ver algo sobre grandes níveis de mortalidade ou epidemia (aumento de casos fora do comum) por causa da doença? Não, né?

O terceiro motivo para se tranquilizar está na fala do próprio presidente da Santa Casa de Sorocaba. Depois de ter gravado o áudio, ele se apressou em falar que não deseja causar pânico na população. Apenas (e com razão), ele queria que as autoridades tomassem as devidas precauções. Até segunda ordem e se todos fazerem a sua parte, não teremos um apocalipse por causa do H3N2.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.