Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Presidente da OMS diz que não recomenda carnaval em 2022 no Brasil #boato

Presidente da OMS diz que não recomenda carnaval em 2022 no Brasil #boato

Presidente da OMS diz que não recomenda carnaval em 2022 no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O “presidente da OMS”, Tedros Adhanom, disse que não recomenda que festas de carnaval sejam realizadas no Brasil em 2022.

Vamos começar o texto de hoje com uma notícia boa e uma notícia ruim. A informação boa é que, de fato, os números da pandemia estão recuando no Brasil (graças à campanha de vacinação e ações de combate ao discurso antivacinas). A notícia ruim é que, mesmo sem termos imunizado mais de 70% da população, medidas restritivas estão começando a serem desmobilizadas.

Enquanto se debate a desobrigação do uso das máscaras (inclusive em locais fechados) e abertura total (claro que com lobby de empresários e setores da economia), uma mensagem começou a circular na internet contra uma dessas aberturas: a festa de carnaval de 2022.

De acordo com perfis bolsonaristas (os mesmo que eram contra lockdown e tudo mais), o diretor-geral da OMS (chamado de forma errada em algumas mensagens como “presidente da OMS”) Tedros Adhanom teria se pronunciado contra o carnaval no Brasil em 2022. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: Presidente da OMS não recomenda Carnaval em 2022. E agora? Como ficam Políticos, Juízes, Mídia e Empresários Мо Mortadelas, que afirmaram ser Crime de Genocídio, não seguir o determinado pela OMS? Eventos com Grandes Aglomerações, Risco Desnecessário.

Versão 2: DIRETOR DA OMS NÃO RECOMENDA CARNAVAL EM 2022. E AGORA?? COMO FICAM OS POLÍTICOS, JUÍZES, MÍDIA E EMPRESÁRIOS MORTADELAS QUE AFIRMARAM SER GENOCIDA NÃO SEGUIR O DETERMINADO PELA OMS?? E A GLOBOLIXO COMO FICA?

Presidente da OMS não recomenda carnaval em 2022 no Brasil?

Vamos apontar algumas coisas antes de falar da checagem em si. A primeira é que causa estranheza que simpatizantes de Bolsonaro sejam contra a realização de festas de carnaval em 2022, mas sejam a favor da “abertura total” (inclusive quando os índices de casos e mortes estavam piores) e sejam contra medidas como o uso das máscaras.

A segunda é que também causa estranheza bolsonaristas utilizarem a OMS como fonte fiável de informação (que, de fato, é) após passarem toda a pandemia criticando a Organização Mundial de Saúde e criando fake news como essa, essa e essa.

A terceira é que, independentemente de a OMS recomendar ou não o carnaval, parece um pouco prematura falar em uma festa que, de fato, seja, por assim dizer, complicado manter o distanciamento social. Torcemos que a situação da pandemia melhore ainda mais de 2022. Porém, com os números de hoje (60% da população imunizada, 10 mil casos e 300 mortes diárias) não seria bom realizar a festa (mesmo com lobby de empresários).

Dito tudo isso, vamos ao objeto da checagem. É falso que o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, se posicionou sobre o carnaval no Brasil em 2022. Ao buscar por qualquer posicionamento dele em relação às festas que serão realizadas no final de fevereiro e início de março do ano que vem, nada encontramos.

Nos últimos dias, o diretor-geral da OMS tem voltado o seu discurso para a situação da Covid-19 na Europa e fez críticas à má distribuição de vacinas a países mundo afora. Não há nenhuma fala pública sobre carnaval.

Ao buscar pela fonte da informação da história chegamos a alguns perfis favoráveis a Bolsonaro. Nenhum deles apresentou de onde saiu a suposta fala do diretor-geral da OMS. Ou seja: a declaração foi tirada da cabeça deles.

Resumindo: independentemente de ser prudente ou não realizar o carnaval no Brasil em 2022, é falso que o “presidente da OMS” (que, na realidade, é diretor-geral da organização) recomendou que não haja festas no país em 2022. A fala surgiu em grupos bolsonaristas e foi tirada literalmente “do nada”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso