Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Aranto cura câncer e mata células cancerígenas #boato

Aranto cura câncer e mata células cancerígenas #boato

Boato – Aranto é uma planta poderosa e seu suco pode prevenir, tratar e matar células cancerígenas do organismo. Aranto cura câncer.

O câncer é uma doença que estimula muitos debates, seja na comunidade científica, seja na internet. No Brasil, a estimativa de incidência da doença, em 2018, era de cerca de 600 mil novos casos entre homens e mulheres.

Nos últimos anos, diversos tratamentos foram aperfeiçoados. Entretanto, alguns tipos de câncer ainda possuem uma alta incidência de mortalidade, o que acaba transformando a doença em um verdadeiro tabu para a sociedade.

Por conta disso, muitos pesquisadores se dedicam às pesquisas que buscam encontrar a cura ou uma prevenção eficaz contra à doença. Mas segundo publicações nas redes sociais, uma planta bastante conhecida seria capaz não só de prevenir como também curar o câncer. De acordo com as postagens, o suco de aranto poderia eliminar células cancerígenas do organismo. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Aranto é uma planta poderosa contra o câncer. Ela previne, trata e elimina as células cancerígenas. Conheça um pouco sobre ela e como tomar”. Versão 2: “Aprenda a fazer o suco de ARANTO da maneira correta para a CURA do câncer”. Versão 3: “Aranto esta planta combate o cancer comprovadamente”.

Planta aranto cura câncer e mata células cancerígenas?

As publicações sobre o assunto viralizaram nas redes sociais e os vídeos mostrando o modo de preparo do suco que supostamente poderia curar o câncer já possuem milhões de visualizações. Mas será que alguma coisa dessa história de que a planta aranto poderia curar o câncer faz sentido? A resposta é não!

Vamos aos fatos! A planta aranto (de nome científico Bryophyllum daigremontianum ou Kalanchoe daigremontiana) é um tipo de suculenta, originária da ilha de Madagascar. Essa planta é altamente tóxica e toda a sua estrutura é considerada venenosa, podendo ser fatal para animais de pequeno porte e até crianças. Com fácil adaptação em climas sub-tropicais, essa planta foi introduzida nos Estados Unidos e em Porto Rico.

Bem, em relação à história de que a planta aranto poderia curar o câncer, é importante ressaltar que esse tipo de publicação não é novidade na internet (não foi a primeira e, infelizmente, também não será a última). As curas milagrosas de doenças graves se tornam histórias constantes nas redes sociais e acabam conquistando muitas pessoas, que, em meio ao desespero, resolvem testar todo tipo de “tratamento” vendido na internet.

É importante ressaltar que esse tipo de publicação (mais do que oferecer um desserviço) é altamente perigoso, uma vez que leva diversas pessoas a abandonarem os tratamentos tradicionais (e cientificamente comprovados). Recentemente, a equipe do Boatos.org produziu um artigo sobre as consequências de fake news na área da saúde e apresentou os resultados em um evento internacional na Fiocruz, em Brasília. O trabalho mostrou que esse tipo de informação pode causar pânico e levar muitas pessoas à óbito.

Uma simples busca em nosso site mostra que muitos alimentos e processos já foram apontados como “cura milagrosa para o câncer”, como beber água morna ou ingerir suco de limão com bicarbonato de sódio.

Por ser um tema tão sensível, a teoria, no mínimo, deveria apresentar embasamento científico (o que não ocorre nos vídeos publicados na internet, que apenas apresentam depoimentos de quem, supostamente, teria feito uso do “tratamento”). Sabemos que todo tratamento ou processo que leva à cura de alguma doença passa por testes com rigor científico e só podem ser consideradas válidas se apresentarem resultados satisfatórios e replicáveis.

Resolvemos procurar mais informações sobre a possível cura do câncer após o uso do suco de aranto e nada encontramos. Não existem matérias em veículos de comunicação confiáveis e, muito menos, pesquisas sobre o assunto.

Por conta disso, resolvemos recorrer ao Instituto Nacional de Câncer (Inca), que foi categórico: não existem evidências científicas do benefício da planta aranto no tratamento contra o câncer. Ou seja, seu uso não é recomendado. Leia o que foi dito:

Segue resposta do Chefe da Seção de Oncologia Clínica do INCa, Alexandre Palldino: Não há nenhuma evidência em estudos clínicos do benefício da planta Aranto no tratamento do câncer. A segurança de sua utilização também não foi avaliada, portanto, não devemos recomendar sua utilização.

Em resumo: a história que diz que a planta aranto pode prevenir, tratar e eliminar células cancerígenas, levando à cura do câncer, é falsa! Não existe evidências científicas (tampouco pesquisas) a respeito do benefício do uso da planta aranto no tratamento contra o câncer. Além disso, o próprio Inca não recomenda o uso da planta no tratamento. Por mais que os relatos que aparecem no vídeo indiquem que a planta aranto possa ser benéfica, a ciência ainda não provou que ela possa ser usada no tratamento da doença. Ou seja, a história não passa de fake news. Portanto, não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.