Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Pílula turbina o cérebro e aumenta o QI em 47%, diz propaganda enganosa

Pílula turbina o cérebro e aumenta o QI em 47%, diz propaganda enganosa

Boato – Remédio natural é uma pílula capaz de turbinar o cérebro e aumentar o QI em 47%. Ela foi lançada no Brasil.

Quer uma pílula milagrosa que te deixe mais inteligente? Uma pílula que aumente sua capacidade mental e te deixe mais atento (a) e com a memória melhor? Pois bem, seus problemas acabaram! Chegou ao Brasil um remédio que vai aumentar em 47% o seu QI.

Parece comercial de TV ou brincadeira do extinto Casseta & Planeta, mas não. É um texto sério que está espalhando exatamente essas promessas pela web. Uma matéria sobre o poder impressionante de um tal remédio tem convencido muita gente por aí. A reportagem supostamente jornalística afirma, inclusive, que testou o remédio para comprovar a efetividade da pílula. Confira alguns trechos:

‘SEM LIMITES: Pílula capaz de “turbinar” o cérebro e aumentar o QI em 47% é lançada no Brasil. Fórmula que inspirou o filme “Sem Limites”, usada por megaempresários e gênios do mercado financeiro, agora está disponível para o público em geral. Bom demais pra ser verdade? Confira nesta matéria!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Brasil (In Shape) – Nesta semana, uma nova pílula tem causado muita controvérsia na indústria médica e farmacêutica. Chamada por alguns cientistas de “Viagra para o cérebro”, o suplemento que inspirou o filme “Sem Limites” acabou de ser legalizado no Brasil. […]

Nos Estados Unidos a pílula já deu muito o que falar, sendo utilizada por megaempresários e cientistas proeminentes. Alguns cientistas chegaram a afirmar que a pílula dá uma vantagem injusta àquelas pessoas que a tomam, e querem que o suplemento seja proibido. Ainda nos EUA, estudantes das melhores universidades do país, como Harvard e Stanford, afirmam que fazem uso diário do suplemento para aumentarem seu desempenho. […]

Participantes realizaram testes de QI antes e depois de tomarem a pílula, e na média viram um aumento de 42 pontos no seu QI (a média brasileira é de 86). Ou seja, a maioria das pessoas consegue aumentar o seu QI em quase 50%! Nós fizemos o teste […]

No primeiro dia, eu tomei uma pílula de manhã ao chegar ao escritório, e segui minha rotina normal. Talvez uns 20 a 30 minutos depois, comecei a sentir uma sensação diferente. Eu só posso descrever se minha mente estivesse muito calma, em silêncio. […]

Após 2 semanas tomando, eu posso dizer que ele é realmente tudo o que promete ser, e mais. Eu particularmente já havia tomado modafinil (um remédio controlado) para o mesmo fim, mas é de longe a melhor coisa que já experimentei, e o melhor de tudo, sem efeitos colaterais.’

Sem rodeios, é a mentira mais organizada que a equipe do Boatos.org viu nos últimos tempos. Os dados são falsos, o site é forjado e até os comentários na página foram feitos para convencer quem lê. Trata-se da propaganda quase perfeita com ares de texto jornalístico sério. Tão perfeito que fica até superficial.

O tal teste não é verdadeiro porque não existe redação da revista. O site em que está postado tem várias editorias, mas qualquer clique não leva a lugar nenhum. Há até vídeos do Jornal da Globo e do Jornal da Record que teriam falado sobre o remédio. Um clique para ver a matéria e o que acontece? Somos redirecionados para um anúncio enorme do remédio, só isso.

Além disso, já desmentimos aqui no site essa história de aumento da capacidade cerebral. O ser humano já utiliza 100% de seu cérebro, o que pesquisas comprovam são formas de melhorar nossa memória e métodos para deixar o cérebro mais ágil e afiado. Exercícios e cuidados, nada de pílula milagrosa.

E essa história sequer é recente. Neste ano, apareceu a mesma notícia com uma diferença – o nome da pílula era Neurofos e a revista atestando sua eficácia era a Superinteressante. Tudo falso, claro.

Reforçando, a pílula é só um golpe de propaganda. O site não disponibiliza sequer algum número para contato e como mencionado é antes está repleto de links falsos. Ou seja, ‘sem limites’ é a falta de noção de quem inventa essas balelas.