Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É perigoso cortar uma cebola e comer só no dia seguinte #boato

É perigoso cortar uma cebola e comer só no dia seguinte #boato

Boato – Tá aí uma coisa que você nunca soube sobre o perigo da cebola. Você nunca deve guardar uma cebola cortada para comê-la no dia seguinte.

Não foram poucas as vezes que falamos sobre boatos que circulam na internet, são desmentidos, se modificam e voltam a circular. Desta vez, temos um caso diferente. O boato em si não se modificou, já a interpretação sobre ele…

Em 2013 (lá no início do Boatos.org), nós desmentimos um boato que apontava que a cebola era boa para evitar gripe. O motivo seria que o legume seria um “imã” para bactérias. Anos depois, as pessoas estão compartilhando o mesmo texto (textão, por sinal). Mas o foco agora é o perigo da cebola.

A mensagem aponta que cortar uma cebola e comê-la no dia seguinte pode ser fatal. O motivo seria o acúmulo de bactérias tóxicas que deixariam ela se tornar “altamente venenosa”. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Taí uma coisa que nós fazemos e é tão perigosa! CEBOLAS! Eu nunca tinha ouvido essa! Em 1919, quando a gripe matou 40 milhões de pessoas havia um doutor que visitou muitos agricultores para ver se ele poderia ajudá-los a combater a gripe, pois que muitos deles que haviam contraído a doença haviam morrido.

Em uma visita na propriedade de outro fazendeiro, na mesma região, a médico surpreendeu-se em saber do bom estado de saúde que lá encontrou. Todos estavam muito saudáveis. Quando o médico perguntou ao fazendeiro o que eles estavam fazendo para se protegerem da gripe, a mulher deste prontamente respondeu que ela colocava uma cebola cortada (com casca) em pratos e distribuia-os nos quartos da casa.

O Médico não podia acreditar no que ouviu. Pediu ao fazendeiro para lhe entregar uma das cebolas que estava usando e pôs sob seu microscópio, quando então observou enorme números de bactérias da gripe ali acumulados. Levado a um pneumologista, este explicou que as cebolas são um ímã enorme para as bactérias, especialmente as cebolas cruas.

Em suma, nunca mantenha cebolas fatiadas para serem usadas no dia seguinte, mesmo que colocadas em sacos fechados, herméticos ou na geladeira. Seu consumo deve ser imediato, vez que pode ser um perigo consumí-las a posteriori. Além disso, os cães nunca devem comer cebolas. Seus estômagos não pode metabolizar cebolas.

Lembre-se: é perigoso cortar uma cebola e consumí-la no dia seguinte. A cebola se torna altamente venenosa, mesmo depois de uma noite única, e cria bactérias tóxicas. Estas bactérias podem causar infecções do estômago adversos por causa de secreções biliares em excesso e intoxicação alimentar. Repasse esta mensagem a todos os que você ama e se preocupa!

É perigoso cortar uma cebola e deixá-la para comer no dia seguinte?

Um monte de gente está compartilhando a história a torto e a direito. Mas será mesmo que é verdade a história que diz que comer cebolas cortadas no dia anterior é perigoso? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Como já falamos, esse boato do “imã de bactérias, gripe e etc” foi desmentido em 2013. Sendo assim, se você quiser ler sobre o assunto, clique no link abaixo.

Cebola é um imã de bactérias e previne gripe #boato

Focando só na parte do “perigo da cebola”, podemos afirmar com base em três pontos que a história é falsa. O primeiro é que o texto não tem muita coerência. Qual a relação causa-consequência da história de 1919 e a cebola ser fatal? Mesmo que o conto fosse verdadeiro (e não é), uma coisa não tem nada a ver com outra.

O segundo ponto está no número de mortes causadas por uma cebola cortada e consumida posteriormente. Sabe quantos casos existem no mundo relatados? Se você falou nenhum, acertou. Se você acredita que isso significa que o perigo não é tão grande assim, também acertou. Junte isso a um texto que não tem autoria e que “pede compartilhamento” (características de boatos) e temos mais uma balela.

Resumindo: a história que aponta que comer cebolas cortadas no dia anterior é um perigo é falsa. Ninguém vai morrer intoxicado por causa disso. Em tempo: também não adianta deixar a cebola cortada pela casa para acabar com a gripe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.